Empreendedorismo

Comunicação Interna – A Voz dos Negócios

Princípio da Comunicação

Um dos princípios da comunicação (interna ou externa) é que o receptor entenda a mensagem enviada pelo transmissor. No entanto, essa comunicação linear nem sempre ocorre.

Falhas que Impactam Negativamente

As falhas na comunicação são grandes causadoras de diversas questões que viram problemas na rotina das empresas.

Quando a dinâmica funciona da forma correta, os processos fluem, ao passo que a empresa alcança os resultados.

As falhas na comunicação deixam o ambiente interno ruim, o relacionamento entre as equipes inexistentes e os processos maiores do que deveriam.

Por isso,a transmissão das mensagens é um ponto a ser trabalhado na empresa.

Transmita a mensagem

Comunicação Interna é a transmissão de informações por meio de canais internas, bem como entre as pessoas.

Estamos na era digital, e a comunicação via software está cada vez mais difundida na rotina da sociedade, por isso a comunicação de uma empresa é uma questão estratégica.

As mudanças nos ambientes sociocultural e econômico alteraram a comunicação interna das empresas, bem como a comportamento do cliente na sua jornada de compra.

Sendo assim, o entendimento correto das mensagens é fundamental dentro dos resultados da empresa.

Softwares de Gestão

A comunicação interna é feita por vários canais, inclusive por canais integrados, caso a empresa possua o sistema omnichannel.

Vamos citar alguns canais que facilitam o entendimento entre as pessoas:

  • Skype
  • Google+;
  • Facebook Corporativo;
  • Email corporativo;
  • Intranet;
  • Sugestões (caixinhas físicas ou canais online);

Sistemas de gestão também são canais de comunicação, como o Trello, por exemplo.

A comunicação interna é de extrema relevância nos resultados de todas as áreas da empresa, bem como na gestão holística e de cada equipe.