Um dos princípios da comunicação (interna ou externa) é que o receptor entenda a mensagem enviada pelo transmissor. No entanto, essa comunicação linear nem sempre ocorre.
As falhas na comunicação são grandes causadoras de diversas questões que viram problemas na rotina das empresas.
Quando a dinâmica funciona da forma correta, os processos fluem, ao passo que a empresa alcança os resultados.
As falhas na comunicação deixam o ambiente interno ruim, o relacionamento entre as equipes inexistentes e os processos maiores do que deveriam.
Por isso,a transmissão das mensagens é um ponto a ser trabalhado na empresa.
Comunicação Interna é a transmissão de informações por meio de canais internas, bem como entre as pessoas.
Estamos na era digital, e a comunicação via software está cada vez mais difundida na rotina da sociedade, por isso a comunicação de uma empresa é uma questão estratégica.
As mudanças nos ambientes sociocultural e econômico alteraram a comunicação interna das empresas, bem como a comportamento do cliente na sua jornada de compra.
Sendo assim, o entendimento correto das mensagens é fundamental dentro dos resultados da empresa.
A comunicação interna é feita por vários canais, inclusive por canais integrados, caso a empresa possua o sistema omnichannel.
Vamos citar alguns canais que facilitam o entendimento entre as pessoas:
Sistemas de gestão também são canais de comunicação, como o Trello, por exemplo.
A comunicação interna é de extrema relevância nos resultados de todas as áreas da empresa, bem como na gestão holística e de cada equipe.