A Comuna de Paris é a primeira tentativa de implementação de um governo socialista no mundo. Surgiu por meio da revolução proletária em Paris no ano de 1871.
A situação na França ficou insustentável quando o então presidente Adolphe Thiers, que governou o país entre 1870 e 1873, assinou o tratado de rendição na guerra da França contra a Prússia.
Os bastidores políticos ficaram extremamente tensos, além disso uma revolta popular estourou em março de 1871. Dessa maneira, o governo foi derrubado na capital francesa.
Desse modo, Jacobinos e socialistas constituíram um novo governo para Paris, denominando-o como Comuna de Paris.
O tema poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!
As principais causas para o surgimento da Comuna de Paris, foram:
As ações tomadas pelo Conselho da Comuna visavam a melhoria das condições de vida e trabalho dos operários. Podemos destacar entre as principais medidas:
Os governantes anteriores, que tiveram o governo interrompido, conseguiram organizar uma reação à Comuna de Paris.
Além disso, estiveram amparados por um forte aparato militar e policial, a burguesia reagiu com extrema força e violência. Ou seja, prenderam e executaram diversos líderes e integrantes da Comuna de Paris.
Dessa maneira, os republicanos retornam ao poder em maio de 1871, pondo fim a primeira experiência de um governo revolucionário e socialista de formação operária.
Além da Comuna de Paris outras cidades tiveram experiências com um governo socialista, Lyon, Toulouse e Marselha.
Ademais, os simpatizantes e apoiadores da Comuna de Paris eram conhecidos como “communards”.
Por fim, boa parte dos integrantes da Comuna de Paris eram da Primeira Internacional dos Trabalhadores.
E então, gostou de saber mais sobre o assunto?
Não deixe de ler também – Revolução Francesa: Resumão para você ir bem na prova de História.