Comportamentos que prejudicam a imagem profissional

Existem diversos comportamentos que prejudicam a imagem profissional e, às vezes, sequer nos damos conta disso.

Por isso, neste texto vamos apresentar uma séries de comportamentos que merecem uma atenção a mais, se o seu intuito for manter uma imagem profissional positiva.

Acompanhe e saiba mais!

Comportamentos que prejudicam a imagem profissional

A autoanálise e o autoconhecimento devem fazer parte da rotina de qualquer trabalhador. Assim, é possível analisar quais são as ações e atitudes que prejudicam os resultados, bem como é por meio dessa autoavaliação que podemos encontrar os nossos pontos fortes.

Assim sendo, analise os fatores abaixo e pense sobre quais deles têm feito parte do seu dia a dia. Caso encontre-os em sua rotina, que tal tomar uma atitude positiva para extingui-los? Vamos lá!

1- Atrasos constantes

Volta e meia, podemos nos deparar com algum imprevisto inadiável, é claro. Isso faz com que o atraso possa acontecer em acontecimentos espaçados.

Porém, quando o atraso se torna recorrente, a sua imagem profissional fica prejudicada.

Especialmente se o atraso é porque “o trabalho começa muito cedo”: isso pode criar uma imagem de pessoa preguiçosa.

2- Descumprimento de prazos

Na mesma linha que dos atrasos, também encontramos um dos comportamentos que prejudicam a imagem profissional: o descumprimento de prazos.

Se você descumpre muitos prazos, pode ser visto como alguém irresponsável. Assim sendo, jamais aceite algo antes de analisar, a fundo, um prazo viável para o mesmo.

3- Deixar tudo para cima da hora

Deixar tudo para cima da hora tende a fazer com que o trabalho seja executado de uma forma ruim, ou então, “de qualquer jeito”.

Se você transparece isso, pode ser visto como uma pessoa descomprometida.

4- Fazer fofoca no ambiente de trabalho

Pessoas fofoqueiras também não são bem vistas pelos gestores. Tenha cuidado com isso.

5- “Falar mal” do serviço em redes sociais

As redes sociais fazem parte da vida de muita gente. Porém, um dos comportamentos que prejudicam a imagem profissional é justamente “falar mal” do trabalho nas redes.

Da mesma forma, outros tipos de comportamentos podem ser vistos como ruins no campo online. Cuidado. 😉

6- Falta de interesse em estudos

Quando foi a última vez em que você aprendeu algo novo? Pois é… Um dos comportamentos que prejudicam a imagem profissional é a falta de interesse nos estudos.

Você tem estudado?

7- Procrastinação

Em paralelo ao “deixar para cima da hora”, temos também a procrastinação.

Quando o seu chefe solicita algo, você se organiza para executar em tempo hábil ou fica mais tempo parado, pensando “depois eu faço”?

8- Comodismo e falta de iniciativa

Por fim, o comodismo e a falta de iniciativa também são comportamentos que prejudicam a imagem profissional.

Afinal, quem é que vai querer contratar uma pessoa que só quer ser mandada, mas que nunca demonstra interesse em atribuir valor? Pois é!

Por isso, comece a avaliar as suas atitudes e veja até que ponto você tem sido – ou não – proativo. Cuide da sua imagem profissional!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.