Existem alguns comportamentos ao ouvir feedback que podem ajudar você a transparecer uma imagem mais positiva de si mesmo. É claro que não queremos dizer que você deve atuar como um personagem, mas sim, queremos apresentar algumas práticas que podem ser interessantes, caso façam sentido para você.
Acompanhe este texto e confira as nossas sugestões.
Na hora de colocar em prática comportamentos ao ouvir feedback, lembre-se de manter a sua autenticidade. Isto é, não procure por receitas ou passo a passo para “impressionar o chefe”. Os relacionamentos humanos, inclusive profissionais, não funcionam dessa forma. É necessário agir de maneira autêntica se você realmente quer passar uma imagem positiva sobre você.
Por isso, entenda que as dicas abaixo são direcionamentos que podem ser implementados em sua rotina de trabalho, ok? Esclarecido isso, vamos às dicas:
A escuta ativa é uma ferramenta muito relevante na hora de ouvir feedback. Isso porque é por meio dela que você ouve verdadeiramente. Afinal, ao colocá-la em prática você: deixa de lado pré-julgamentos e se atenta ao que o gestor está falando; ouve cada palavra, interpretando-as de acordo com o contexto; busca entender por que o gestor está falando de determinada maneira; entre outros pontos importantes.
Para isso, certifique-se de prestar atenção no que está sendo dito. Cuidado para não desviar os pensamentos! A escuta ativa precisa de prática e paciência. Treine-a se quiser incluí-la em sua rotina.
Cuidado para não ter comportamentos impulsivos. Se você realmente quer uma conversa agradável, pense bem antes de responder – especialmente se receber algum feedback negativo. Escolha bem as palavras e coloque-se sempre em uma posição empática.
O feedback não é feito para punir você. Portanto, cuide para não assumir uma postura defensiva ao ouvir algo um pouco negativo. Tente entender por outra via: o feedback pode lhe ajudar a crescer e desenvolver, ele não visa não diminuir você.
Embora isso seja óbvio, é importante listarmos aqui nos comportamentos ao ouvir feedback: nunca interrompa o gestor. Permita-o falar tudo o que precisa ser dito. Se necessário, anote alguns pontos para retomar depois.
A sua opinião pode ser dada quando chegar o seu momento de falar. Escolha bem as palavras, não fique de rodeios e lembre-se de sempre ser empático. Cuidado, também, com a postura defensiva – que já mencionamos.
Não tente fugir dos seus erros e responsabilidades. Assuma-os! Isso fortalecerá a sua imagem profissional, mostrando o quanto você é comprometido com tudo o que faz.
Por fim, um dos principais comportamentos ao ouvir feedback é demonstrar interesse no que está sendo dito. Afinal, se você realmente quer mudar e crescer, demonstre estar interessado em colocar em prática as dicas e sugestões. Isso fará diferença mais tarde. 😉
Adquira uma postura mais positiva e veja como isso pode mudar a sua imagem profissional.