Os componentes da gestão de dados de uma empresa podem variar de acordo com o segmento, objetivos, tamanhos, áreas, departamentos e infraestrutura de uma empresa.
Todavia, há alguns componentes que são comuns nas empresas, por conta da relevância na gestão adequada de dados empresariais.
Sendo assim, vamos citar alguns desses componentes mais relevantes de forma generalizada.
A recuperação de dados é uma das maiores preocupações da gestão, uma vez que o objetivo maior da área é que os dados sejam centralizados sem que sejam perdidos. Entretanto, é cabível que haja sempre alguma opção para o caso de haver uma perda desses dados tão importantes para a rotina operacional, bem como para a gestão de forma geral.
Por isso, é necessário criar alternativas para definir a recuperação em caso de perda de dados, sendo viável a qualquer área da empresa. Tais alternativas podem variar de acordo com empresa, ao passo que vão desde um backup no servidor até um sistema de armazenamento cloud.
Os acessos aos dados devem ser restritos aos interessados, quando pensamos em dados de escala de gestão. No entanto, quando pensamos em dados operacionais estamos falamos da gestão da operação da empresa.
Por isso é importante que a gestão armazene e disponibilize os dados de forma facilitada quando for conveniente. Ao passo que dados menores fiquem em pastas na rede de forma organizada e autorizada. Sendo imprescindível na gestão de dados da empresa essas análises quanto à essa viabilidade de permissões.