A Companhia de Gás faz saber aos interessados a abertura de novo edital de concurso público para preenchimento de vagas imediatas e em cadastro reserva em diversos cargos de ensino médio e superior. O Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) tem a responsabilidade do certame. A lotação dos aprovados acontecerá em Santa Catarina.
O edital do concurso SCGás 2019 conta com vagas para os cargos de Advogado (CR), Analista de Sistemas da Informação (CR), Analista de Tecnologia da Informação (CR), Analista Organizacional (01 + CR), Contador (CR), Engenheiro (CR), Assistente Administrativo (01 + CR) e Técnico de Gás Natural (CR). A jornada de trabalho dos profissionais será de 40 horas semanais. Os salários oferecidos variam entre R$ 2.781,17 e R$ 8.561,41, a depender do cargo. Além disso, os profissionais contarão com:
Advogado
Requisitos: exige Graduação em Direito e Registro na Ordem dos Advogados do Brasil;
Atribuições: 1. Acompanhar os processos judiciais até a decisão final, propondo ações e recursos cabíveis e necessários; 2. Apoiar as demais áreas na análise, elaboração e negociação de contratos, convênios e demais documentos legais da Companhia; 3. Apoiar as demais áreas da Companhia na interpretação e condução das ações necessárias à observância da legislação aplicável, como por exemplo, a Lei das Sociedades Anônimas e a Lei Federal 8.666/93; 4. Apoiar o atendimento aos órgãos de controle externos; 5. Analisar juridicamente assuntos que lhes sejam solicitados pelas demais áreas da Companhia e emitir pareceres.
Analista de Sistemas da Informação
Requisitos: exige Graduação em Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas da Informação, Processamento de Dados ou Análise de Sistemas e Registro no respectivo Conselho Profissional, quando aplicável.
Atribuições: 1. Desenvolvimento de softwares a partir de soluções padronizadas, executando a manutenção do código fonte, corrigindo erros ou implementando melhorias; 2. Servir como um tradutor entre as necessidades do usuário e o programa a ser desenvolvido pelo programador, utilizando conhecimento da área de negócio na qual o sistema deve ser desenvolvido, a fim de que possa implementar corretamente regras de negócio; 3. Gerar códigos de softwares (programas), preparando os Empregados a utilizá?los e treinando?os em procedimentos operacionais padronizados, através de conhecimentos do software e hardware para seu trabalho; 4. Administração de sistemas computacionais sob o ponto de vista do negócio e atividade, provendo capacitação aos usuários quando necessário; 5. Instalar, manter, prover melhorias e dar suporte aos sistemas de gestão de informações (ERP’s e outros); 6. Organização, implantação, customização e manutenção de aplicativos, alinhado a um padrão tecnológico estabelecido; 7. Desenvolver políticas de usabilidade dos sistemas seguindo boas práticas; 8. Efetuar levantamento de informações sobre a empresa a fim de utilizá?las no desenvolvimento de sistemas para atender uma necessidade específica do cliente (Empregado); 9. Elaborar documentos técnicos em sistemas de informação e padrões de programação; 10.Orientar atividades de desenvolvimento e manutenção de programas, bem como fiscalizar contratos de empresas terceirizadas de desenvolvimento de software e outros serviços técnicos; 11. Levantamento de requisitos para desenvolver de aplicações junto às áreas afins seguindo as metodologias de desenvolvimento e padrões de qualidade e segurança; 12. Planejar e implantar novas tecnologias e atualizações em Sistemas de Informação.
Analista de Tecnologia da Informação
Requisitos: exige Graduação em Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas da Informação, Processamento de Dados ou Análise de Sistemas e Registro no respectivo Conselho Profissional.
Atribuições: 1. Projetar e prestar manutenção em redes de computadores, gerindo a performance sendo responsável pela segurança dos recursos da rede (dados e serviços). 2. Criação de políticas de segurança, prevenindo contra invasões físicas e/ou lógicas. 3. Definição e manutenção do controle de acesso aos recursos. 4. Instalação, configuração e atualização de programas diversos. 5. Criação e manutenção de rotinas de cópias de segurança (Backup). 6. Instalar e manter os diversos Sistemas Operacionais. 7. Gerir a comunicação digital (correio eletrônico, WEB, FTP, VPN, etc.). 8. Definir políticas de controle de conteúdo WEB bem como prover ferramentas para tal. 9. Prover sistemas de mídia digital (VOIP, videoconferência, etc.). 10. Instalar e manter a operabilidade de sistemas de banco de dados (SGBD); 11. Suporte aos usuários da empresa sob o aspecto de hardware e software, mantendo a atualização dos recursos. 12. Planejar e implantar novas tecnologias e atualizações em tecnologia de informação e infraestrutura. 13. Monitorar a conectividade de dados e telefonia entre as bases e a matriz. 14. Fiscalizar contratos de empresas terceirizadas especializadas em serviços técnicos de suporte, de monitoramento do ambiente computacional e outros. 15.Administrar ambiente dos servidores, estações, periféricos, equipamentos móveis e rede. 16.Garantir a integridade e confidencialidade e disponibilidade das informações contidas na rede e verificar ocorrências de infrações e/ou segurança.
Analista Organizacional
Requisitos: Graduação em Administração, Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas e Registro no respectivo Conselho Profissional.
Atribuições: 1. Contribuir, acompanhar e controlar o cumprimento de todas as atividades administrativas referentes à área, visando otimização de custos e recursos humanos, para a busca de excelência na qualidade dos serviços prestados; 2. Executar, acompanhar e controlar as atividades de definição e mudança de layout, de aquisição de móveis administrativos, etc., de forma a prover os recursos necessários para todas as áreas da Companhia; 3. Acompanhar e gerir o controle da frota de veículos; 4. Orientar a organização do arquivo técnico e administrativo através de processos e rotinas estabelecidas e de acordo com a legislação vigente; 5. Controlar as solicitações de reservas de hotéis e passagens para os Empregados internos; entre outros.
Contador (a)
Requisitos: Graduação em Ciências Contábeis e Registro no respectivo Conselho Profissional.
Atribuições: 1. Acompanhar, registrar e analisar diariamente os valores que acrescem ou diminuem o patrimônio da Companhia, a fim de garantir a exatidão das operações e registros contábeis; 2. Conciliar, analisar e avaliar diariamente as contas que compõem o patrimônio da Companhia; 3. Apurar e registrar os tributos referentes às esferas federal, estadual e municipais, nos prazos e condições previstas nas legislações específicas; 4. Elaborar e publicar balancetes e demonstrações contábeis, representando adequadamente a situação patrimonial e financeira da Companhia; 5. Realizar a emissão periódica de relatórios contábeis e gerenciais; 6. Preparar e enviar as declarações acessórias das esferas federal, estadual e municipais, nos prazos e condições previstas nas legislações específicas; 7. Atender os clientes e órgãos de controle interno e externo; 8. Estudar e acompanhar a legislação contábil e tributária vigente para prestar apoio na área de contabilidade a todas as áreas da Companhia; entre outros.
Engenheiro (a)
Requisitos: Graduação em Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção ou Engenharia Química.
Atribuições: 1. Estabelecer procedimentos e inspeções das fases de cada empreendimento, bem como, supervisionar e fiscalizar todos os serviços necessários para a implantação, operação e manutenção do sistema de distribuição de Gás Natural; 2. Desenvolver, analisar, comentar e aprovar os projetos conceituais, básicos e executivos para a implantação, operação e manutenção do sistema de distribuição de Gás Natural; 3. Emitir, revisar, aprovar, distribuir e controlar a documentação técnica para implantação, operação e manutenção do sistema de distribuição de Gás Natural; 4. Elaborar as especificações técnicas e demais documentos necessários para as contratações de projetos básicos e executivos, bem como para aquisição de materiais, equipamentos e prestação de serviços para implantação, operação e manutenção do sistema de distribuição de Gás Natural; 5. Desenvolver as atividades necessárias à execução da implantação, da operação, da manutenção preventiva e corretiva do sistema de distribuição de Gás Natural, de forma a garantir sua qualidade, integridade, confiabilidade e operação segura, ininterrupta, preservando os recursos humanos e ambientais, observando as normas, padrões e Legislação aplicáveis; 6. Desenvolver as atividades necessárias ao atendimento a situações de urgência e emergência, e ao respectivo acionamento de órgãos de segurança pública.
Assistente Administrativo
Requisitos: Ensino Médio completo.
Atribuições: Elaborar e emitir relatórios diversos de acordo com a solicitação da chefia imediata; 2. Organizar, analisar e classificar documentos, filtrando informações de interesse da Companhia; 3. Providenciar reservas de hotéis, sala para reuniões, passagens aéreas e terrestres, equipamentos, veículos, elaboração de medições dos contratos com fornecedores e outras atividades correlatas; 4. Prestar apoio administrativo nas diversas atividades das áreas da Companhia; 5. Efetuar o cadastro das contas a serem pagas; 6. Preparar pagamentos a serem realizados pela Companhia, desde a conferência e análise do documento de cobrança, até o cadastramento dos lançamentos contábeis; 7. Encaminhar documentos liquidados à contabilidade; 8. Efetuar pequenos pagamentos via tesouraria: relatório de viagens, reembolsos e outros; 9. Executar atividades de suporte relativas ao fluxo de caixa; 10.Organizar, classificar e arquivar os acervos documentais de acordo com a sua natureza, aplicando critérios de temporalidade, registros eletrônicos e classificação técnica; 11.Organizar e catalogar livros, revistas, catálogos, manuais, mídias eletrônicas, entre outros; 12. Executar atividades de protocolo como: receber, classificar e distribuir correspondências e documentos remetidos à Companhia e também todas as ações referentes à expedição de documentos da Companhia.
Técnico de Gás Natural
Requisitos: exige Técnico com registro no Sistema do Conselho Federal de Técnicos – CFT ou equivalente e Registro no respectivo Conselho Profissional.
Atribuições: 1. Atuar na coleta e conferência dos dados do supridor para o cálculo dos volumes de gás corrigido, de acordo com o procedimento específico; 2. Atuar no processamento dos dados para o cálculo do volume de gás corrigido, assim como a conferência dos volumes de acordo com o procedimento específico; 3. Atuar na implantação, operação e controle de programas de armazenagem, manutenção e calibração de equipamentos e providenciar os registros apropriados; 4. Atuar na elaboração do orçamento e especificação técnica para aquisição de materiais, equipamentos e serviços, para a implantação, operação e manutenção da Rede de Distribuição de Gás Natural; 5. Atuar na fiscalização e medição dos contratos materiais, equipamentos e serviços de para implantação, operação e manutenção da Rede de Distribuição de Gás Natural; 6. Atuar na elaboração, análise, processamento e controle da documentação técnica para a implantação, operação e manutenção da Rede de Distribuição de Gás Natural; entre outros.
Os interessados em concorrer a uma das vagas deverão se inscrever entre 25 de março e 03 de maio de 2019, no site oficial da banca organizadora (www.scgas2019.ieses.org). A taxa de inscrição custará R$80,00 para nível médio e R$95,00 para nível superior.
O concurso será efetuado mediante aplicação de provas objetivas e serão avaliados os conhecimentos e habilidades dos candidatos sobre as matérias relacionadas aos cargos objeto deste Concurso Público.
As provas objetivas serão realizadas no domingo, 16 de junho de 2019, no local que constar do documento de identificação de inscrição e terão duração de 4 (quatro) horas. Os portões dos locais de prova serão fechados às 8 (oito) horas e/ou às 14 (quatorze) horas do dia da prova, sendo realizadas as provas por nível de escolaridade (um nível em cada período).
A Prova Objetiva é composta de 2 (duas) provas: Prova de Conhecimentos Gerais e Prova de Conhecimentos Específicos. As provas objetivas terão questões com 4 (quatro) alternativas de resposta cada uma, sendo 1 (uma), e apenas 1 (uma), a correta, sendo o número de questões da prova e de cada matéria especificado junto aos programas.
As provas objetivas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 10 (dez), com duas decimais, tendo todas as questões de cada prova igual valor.
O Concurso Público terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data do ato de homologação do resultado para cada cargo, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Companhia de Gás de Santa Catarina.
A Companhia de Gás de Santa Catarina – SCGÁS é a distribuidora do gás canalizado que atua fruto de concessão do Estado de Santa Catarina. Foi fundada em 1994 como sociedade de economia mista e hoje tem como sócios a Celesc, Gaspetro, Mitsui Gás e Energia do Brasil e Infragás.
A empresa iniciou a sua operação em 2000 com a interligação do primeiro cliente, do segmento industrial, em Joinville. Atualmente a SCGÁS fornece o gás natural para diferentes segmentos, como industrial, comercial, residencial e automotivo e está regulada para atender a novos segmentos como termelétrico e de geração distribuída (cogeração e geração na ponta).