O comodismo pode atrapalhar a sua vida de diversas formas. Quando nos damos conta, a zona de conforto pode acabar impedindo que possamos dar passos interessantes em nossas vidas. Por isso que vemos tantas pessoas falando que “sair da zona de conforto” é importante – ao menos se você quer crescer e realizar sonhos.
Pensando nesse cenário, fizemos este guia apontando algumas das consequências do comodismo para que você saiba mais sobre o assunto. Continue lendo e saiba mais.
O comodismo pode atrapalhar a sua vida a partir do momento em que ele cria uma espécie de estagnação. Se estamos acomodados, não estamos fazendo nada de novo, certo? Então, significa que estamos no mesmo lugar, há algum tempo. E se estamos parados há algum tempo, as chances de termos abandonado planos e sonhos são bem grandes.
Por isso, fique atento aos sinais e consequências da zona de conforto. Esperamos que as nossas reflexões abaixo possam lhe ajudar:
O comodismo pode atrapalhar a sua vida provocando a estagnação na sua carreira. Você atinge um cargo em específico, mas para de aprender depois disso. Fica “estacionado” no novo cargo, enquanto vê os seus colegas evoluindo e caminhando na linha do tempo da carreira.
Você se sente dessa forma? Então pode ser que a zona de conforto esteja operando.
Por estar estagnado e sem perspectivas de mudanças, a sensação de insatisfação profissional e/ou pessoal pode começar a aparecer. Você sente como se nada fosse desafiador, tudo está monótono e parece que nada de novo surge. Logo, pode se sentir insatisfeito por estar sempre repetindo as mesmas coisas, sem experimentar situações que possam ser motivadoras.
Quando estamos muito acomodados em uma zona de conforto, a falta de resiliência também pode ser um grande problema. Isto é, a falta de flexibilidade para lidar com pequenas mudanças pode gerar efeitos em nossa saúde mental.
Se você acaba ficando “robotizado” em uma situação, a ponto de sentir que perdeu o controle de tudo quando uma coisa dá errada, as consequências podem ser: problemas emocionais, medo, dificuldade para restabelecer um ritmo, etc.
Isso significa que o comodismo pode atrapalhar a sua vida a partir do momento em que ele impede que você explore a sua resiliência.
A sensação de insegurança também aparece de uma forma intensa. Quem está “estacionado” na zona de conforto pode ter medo de dar qualquer passo fora dela. E isso impede que novos acontecimentos sejam colocados em prática.
O comodismo pode atrapalhar a sua vida a partir do momento em que ele cria uma distância entre você e os seus sonhos. A procrastinação pode surgir, fazendo com que você deixe as suas tomadas de decisão sempre para depois, impedindo o próprio crescimento e a própria realização.
Cuidado com isso!