Você sabia que é possível fazer dinheiro vendendo moedas online? Acredite, existem muitos colecionadores de moedas e cédulas que pagam quantias altas por essas peças. Há diferentes formas de vendê-las online. Caso você acredite possuir algum desses objetos particularmente valiosos, vale a pena conhecê-las.
Antes de mais nada, no entanto, é preciso entender o que exatamente vai fazer uma moeda ser considerada rara. Em primeiro lugar, podemos afirmar que uma moeda rara é aquela moeda mais escassa, incomum. Conseguimos medir isso, por exemplo, analisando o número de unidades emitidas de uma determinada moeda.
Moedas com tiragens mais baixas são mais difíceis de se encontrar. Esse é o tipo de informação que podemos obter ao fazer consultas em catálogos de moedas online. Existem também várias lojas virtuais especializadas que podem trazer essa informação.
Um indicativo de que uma moeda pode ser rara é a sua imagem de face. Estampas diferenciadas, como as presentes nas moedas comemorativas, por exemplo, costumam atrair os colecionadores. Essas são as moedas cunhadas para celebrar datas específicas. Podemos citar, por exemplo, as moedas dos Jogos Olímpicos.
Também temos os casos das moedas com erros de cunhagem. Essas falhas de fabricação que ocorrem durante o processo de produção da moeda poderão emprestar singularidade as mesmas. Moedas com reversos invertidos, duplicações de design, discos irregulares ou cunhos trocados poderão ser valiosas, pois essas são características únicas que as diferenciam da maioria das moedas.
Para avaliar uma moeda, a opção mais garantida é uma consulta a um profissional. Vários numismatas são especializados em avaliar moedas e cédulas e poderão fornecer uma análise precisa acerca do item que você deseja vender.
Muitas dessas pessoas oferecem esse serviço de avaliação de forma gratuita. Sabendo quanto exatamente pedir pela sua moeda, já podemos passar para o próximo passo e conhecer algumas formas diferentes de vender a sua peça pela internet.
As plataformas de e-commerce são bastante utilizadas para compra e venda de itens gerais. Podemos citar aqui o Mercado Livre, uma das mais conhecidas de todas. Qualquer um pode criar uma conta para comprar ou vender mercadorias em plataformas virtuais desse tipo.
Tudo que você precisa fazer é criar o seu perfil na plataforma e publicar o anúncio da moeda que deseja vender. É importante, no entanto, que as fotos publicadas estejam em boa qualidade. Você vai precisar que o vendedor consiga observar a moeda de perto.
Você também deverá adicionar uma descrição que contenha o maior número de informações possíveis, incluindo o ano de cunhagem, material de fabricação e estado de conservação da moeda, assim como outros dados relevantes.
Um jeito um pouco mais informal, mas igualmente efetiv0, de vender moedas são as redes sociais. Existem várias comunidades online e grupos dedicados a compra e venda de itens colecionáveis no Facebook, por exemplo. Você pode digitar termos como “moedas raras” na aba de grupos e se juntar aos da sua preferência.
Logo depois você deverá publicar um anúncio na página seguindo mais ou menos as mesmas instruções citadas anteriormente (informar dados importantes e publicar boas fotos). Esses grupos nas redes sociais também são formas excelentes de se conectar com outros numismatas e até mesmo obter dicas sobre preços.