Quer saber como usar o chatbot para vender mais em sua empresa ou franquia? Essa ferramenta pode ser uma grande aliada na hora de atender os clientes e, assim, fechar novas vendas.
Então, se você precisa agilizar o serviço e a comunicação com seus clientes, mas não sabe por onde começar, fique com a gente. Não deixe de acompanhar até o final para não perder nada desse assunto.
A exemplo das secretárias eletrônicas, que levavam o usuário a selecionar opções, de acordo com o que buscava na empresa, o chatbot segue a mesma linha, no entanto, é mais tecnológico.
Sua funcionalidade é bastante simples, ou seja, ele trabalha de acordo com os comandos em sua programação. É um bom exemplo de inovação tecnológica, pois utiliza a inteligência artificial para aprender as necessidades que os usuários podem ter.
Sua principal função é a de atender os clientes, onde essa tecnologia pode compreender algumas palavras, combiná-las e entregar ao cliente uma resposta adequada.
Com o avanço da tecnologia, podemos ver inúmeras inovações serem lançadas e ganharem popularidade todos os dias. Os robôs já são uma realidade. Portanto, é possível se valer dessa tecnologia em vários aspectos de nossas vidas, e com o empreendedorismo não é diferente.
Dessa forma, o seu uso está em crescente expansão. Até porque ele se apresenta como uma ferramenta de atendimento mais rápida, prática e conveniente. E não só para o empresário, mas também para o consumidor que consegue ser atendido mais rápido graças ao chatbot.
Como vimos anteriormente, os chatbots são uma tecnologia espetacular, que pode agregar muito ao atendimento ao cliente, em empresas ou franquias.
O primeiro passo para se valer dos bots para aumentar as vendas, é programá-los para essa função. Afinal, eles são úteis para diversas tarefas.
A seguir, veremos algumas dicas para utilizar os chatbots para alavancar suas vendas.
Essa tarefa pode ser bastante complicada, dado o número de informações que são necessárias. Por isso, além de auxiliar sua equipe com a tecnologia, os bots podem oferecer diversos materiais, como e-books, gráficos e publicidade. Dessa forma, faz com que esse tipo de informação chegará mais rápido ao seu potencial consumidor.
Essa é uma excelente função para os chatbots, afinal, através deste serviço, você obtém muito mais eficácia nessa etapa. Portanto, você pode oferecer as opções de planos, preços, serviços, funcionalidades do produto e diversos detalhes. Dessa forma, otimizando assim o tempo dos seus funcionários.
Outra dica importante é programar seu bot para oferecer todas as informações sobre seus produtos e serviços. Assim, fica mais fácil para ajudar o cliente a escolher.
Esse serviço é muito bem visto pelos consumidores que buscam agilidade na hora das compras.
Após escolher o produto ou serviço que sua empresa oferece, seu bot pode ser programado para encaminhar o cliente até a área onde efetuará o pagamento.
Com um dia a dia agitado, inúmeros clientes mostram preferência por serviços automatizados. Isto é, sem necessidade de contato com seres humanos, agilizando assim a compra e contribuindo para a satisfação e fidelização do cliente.
Programar seu chatbot para divulgar promoções, oferecer cupons de desconto, serviços como frete grátis e outros benefícios para os visitantes de seu e-commerce também pode te ajudar a aumentar o número de vendas.
Por isso, outra abordagem bastante útil para essa tecnologia é enviar lembretes para os usuários do site. Por exemplo, mostrar promoções para os produtos em que ele demonstrou interesse ou que existem produtos no carrinho. Consequentemente induzindo o cliente ao fechamento da compra.
A espera excessiva é um fator decisivo na desistência da compra. Por isso, é comum que muitas empresas percam a clientela, devido a esse fator.
E nesse aspecto, o chatbot pode ser uma excelente opção, mesmo que não realize a venda, ele pode salvar os dados de contato e as preferências do cliente. Assim, possibilitando que você ou seus colaboradores retornem posteriormente com o atendimento.
Dessa maneira, você agiliza seu serviço e garante a satisfação do cliente quanto ao tempo de atendimento.
Curtiu conhecer mais sobre esta incrível ferramenta? Agora, você sabe como pode te ajudar a vender mais? Então, comece hoje a utilizar essa tecnologia e tenha todos esses benefícios.