Como usar Há ou A corretamente?

Uma dúvida muito comum entre os brasileiros é como usar os termos “há” ou “a” corretamente. Afinal, as duas palavras emitem o mesmo som, porém possuem significados diferentes.

A Língua Portuguesa é muito complexa e cheia de “pegadinhas” que nos fazem errar o tempo todo. Ainda mais, para quem vai prestar uma prova de concurso, por isso, é muito importante ter bastante atenção com as regras ortográficas.

Elaborar uma redação exige muito conhecimento do candidato para não errar na pontuação, acentuação e gramática, pois essa etapa do concurso também pode reprovar o concorrente.

Por isso, hoje confira como usar essas palavras de maneira correta e garantir uma boa pontuação na redação. Então, continue com a gente até o final e confira.

Por que usar há ou a?

Existem algumas palavras em nosso idioma que causam confusão na hora de escrever. A propósito, é uma ocorrência muito frequente quando as palavras têm o mesmo som, mas diferentes representações gráficas e significados.

Como é o caso de há ou a, nesse caso a distinção mais significativa entre eles é lembrar que “há” é um verbo (do verbo haver) e assim pode ser substituído por outro verbo.

Já o termo “a” é uma preposição e devemos usá-la sempre quando nos referimos à distância ou ao tempo futuro.

Saber se deve usar a ou há é fundamental para construir uma produção textual adequada e para responder às questões de vestibulares e concursos, por exemplo.

A título de curiosidade, essas palavras que possuem sons semelhantes, mas grafemas e significados diferentes são também conhecidas como homófonas na língua portuguesa.

Quando usar “há”

A regra para o uso do termo há é bem simples e não tem erro. Com isso, a única observação que deve fazer é saber onde inserir essa palavra. Para que assim, no momento da escrita, todo o sentido da frase seja modificado.

Vale dizer que este verbo está presente na maioria dos textos. Então, é muito comum ver essa palavra em jornais, revistas e até mesmo em redações de provas importantes como a do ENEM, vestibular ou de concursos públicos.

Por isso é muito importante saber quando usá-la e qual é o seu significado, pois, assim você poderá fazer o uso dessa palavra sem medo. Confira alguns exemplos:

“Não falo com minha irmã duas semanas.”

“Meu marido chegou dez minutos.”

“Eu nasci 35 anos.”

Saiba quando usar “a”

Existem algumas palavras que compartilham o mesmo som, mas têm significados diferentes. Um exemplo, é o prefixo “a”. Em resumo, é a primeira letra do alfabeto. Porém, há outros usos que você confere a seguir.

Por exemplo, a letra “a” pode ser usada para indicar distância. Também é utilizada como artigo definido feminino no singular. Por último, também pode indicar uma ação futura ou um fato que ocorrerá.

Alguns verbos requerem a preposição “a” para que a frase faça sentido. Então, as preposições, por outro lado, ligam uma palavra à outra criando significado e estabelecendo uma dependência entre elas.

Vamos conferir alguns exemplos:

“Daqui a um ano irei morar na cidade grande.”

“Estou morando a 800m da rodovia.”

“Estive em consulta com a médica.”

“Mas disse a ela que estava tudo bem.”

Quando saber usar “há” ou “a”

Existe uma música muito famosa do cantor e compositor Raul Seixas, em que diz “eu nasci, há dez mil anos atrás”. Então, de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa essa frase está errada.

Pois, o trecho da música não está correto por se tratar de redundância, ou seja, existe a repetição de ideias. Dessa forma, a frase correta seria: “eu nasci, há dez mil anos”.

Então, como saber se devo usar “a” ou “há”? A principal dica para quem tem dúvidas sobre o termo correto é substituir o verbo há por fazer ou existir, como, por exemplo: “ muito tempo que não vejo meu pai.” / “Faz muito tempo que não vejo meu pai.”

Por isso, uma excelente dica para saber quando você pode usar há ou a, é substituir os termos por faz. Assim, se o sentido da oração não mudar, então, o termo certo de usar é “há.”

Nossa última dica é praticar bastante exercícios para fixar melhor tudo o que você aprendeu hoje. Agora que você já sabe todas as regras de como usar “a” e “há” é só colocar em prática tudo o que aprendeu e arrasar na redação.