Aqueles que desejam atingir um bom desempenho nas principais provas do país, como os vestibulares, os concursos e o ENEM, devem saber como utilizar as preposições corretamente.
Esse tópico é extremamente importante e é justamente por isso que o artigo de hoje separou um resumo sobre as preposições, seus usos e suas funções.
Preposições são palavras invariáveis que têm como principal função conectar duas palavras diferentes, com o objetivo de criar um sentido entre elas. Ainda, a preposição também possui como função criar uma relação de subordinação entre dois termos. Nesse caso, na grande maioria das vezes é o segundo termo que se comporta como o responsável por subordinar o primeiro.
Devemos destacar também que a preposição é responsável por garantir a coesão textual, ainda que ela não assuma valor ou função sintática em determinado contexto/frase.
Vamos observar dois exemplos:
Fica evidente nos exemplos citados que as frases só possuem sentido devido à presença das preposições. Assim sendo, podemos dizer que as preposições vão definitivamente contribuir para a unidade do texto, facilitando seu entendimento.
Por fim, as classes de palavras que possuem necessidade de uma preposição são denominadas de regentes e são elas: substantivos, advérbios e adjetivos.
As preposições podem ser divididas em dois grandes grupos:
Preposições essenciais: são as palavras que não podem ser usadas com nenhuma outra função, apenas como preposição.
Preposições acidentais: podem funcionar em determinadas frases como outras funções, além de preposição.
Podemos classificar uma preposição das seguintes maneiras:
Temos ainda as locuções prepositivas, que são compostas por duas ou mais palavras que se unem e passam a possuir valor de preposição.