Na escrita, uma modalidade específica da língua, temos que nos ater a determinadas regras com as quais não costumamos nos preocupar ao usar a língua no dia a dia, por meio da fala. Desse modo, além de dar mais atenção para as regras gramaticais e para a ortografia, é preciso também usar os sinais de pontuação corretamente.
No entanto, por serem elementos específicos da escrita, os sinais causam dúvidas em muita gente. Uns trazem mais problemas do que outros, é o caso das aspas, indicadas pelos seguintes sinais gráficos: “ ”.
As aspas podem ser usadas em diversos contextos de escrita e é preciso conhecer os possíveis contextos, para garantir que irá empregá-las de forma adequada em provas dissertativas, por exemplo, como a redação do Enem e em concursos públicos.
Assim, por meio das aspas, é possível marcar transcrições textuais, indicar a fala de outra pessoa, destacar neologismos e assim por diante. Por isso, apresentamos abaixo os contextos de quando se deve usar aspas no texto e trazemos exemplos para facilitar a compreensão. Confira!
As aspas devem ser usadas para:
“Um país se faz com homens e livros.” (Monteiro Lobato)
A cantora afirmou: “Eu comuniquei meu casamento com Malu para tratar com a mesma naturalidade que tratei outras relações”.
Para mim, a série de quadros “O Grito” de Edvard Munch é a melhor.
O professor exigiu a leitura de “As 7 Dimensões da Comunicação Verbal”, de Reinaldo Passadori.
Ele é “super” bonito mesmo, tanto que assustou as crianças.
O “não” do pai dele foi peremptório .
Primeiramente, faça o “back up” para não correr o risco de perder os arquivos.
O ideal é evitar o “internetês“ na redação.
Além disso, as aspas ainda podem ser simples (‘) ou duplas (“). As aspas simples só devem ser usadas em trechos de texto que já estão entre aspas duplas, como no exemplo:
A menina explicou à mãe o que aconteceu: “Chamaram Bia de ‘quatro-olhos’ e ela ficou muito triste”.
Quanto ao uso do ponto final, a regra é de que quando a frase começar e terminar com aspas, o ponto final deve vir dentro das aspas. Mas, se a frase não está dentro delas em sua totalidade, a pontuação deve ficar fora do trecho destacado.
E aí? Gostou das nossas dicas? Então deixe o seu comentário!