Qual a importância de se limpar a caixa d’água? Por que se forma o limo? Como limpar a caixa? Com que frequência? Essas são as principais dúvidas que as pessoas têm. Por isso, hoje vamos ensinar como tirar limo da caixa d’água. Em tempos de dengue, todo cuidado é pouco. Então, acompanhe as nossas dicas incríveis para facilitar sua vida nessa limpeza.
Afinal, como tirar limo da caixa d’água? A limpeza da caixa de água é muito importante para manter a saúde das pessoas que moram na casa. Esta atitude faz com que a água fique potável e adequada para o consumo, mantendo as impurezas longe da caixa de água.
Entre as impurezas encontradas na caixa d’água, tem-se o limo, animais, insetos e microrganismos, que contaminam a água, fazendo com que ocorra a ingestão de bactérias que são prejudiciais ao corpo humano.
Evita, assim, as principais doenças transmitidas pela água, como cólera, febre tifoide e leptospirose.
O limo se forma a partir da água que fica parada. Os minerais presentes na água podem ir para o fundo da caixa, formando o limo. Mesmo bem fechado, o reservatório fica sujo. A presença de partículas estranhas também acontece quando falta água na rede de abastecimento.
O correto é limpar a caixa d’água a cada seis meses. Afinal o limo se forma nas paredes da caixa e no piso, bem como nas tubulações hidráulicas da casa, que facilita a proliferação de vírus e impurezas.
Para limpar a caixa d’água, você pode contratar empresas especializadas em limpeza de caixa d’água, ou você pode fazer pessoalmente. Programe um dia em que não haverá muito consumo de água e que você tenha tempo para isso.
Os passos apresentados são recomendados pelo Ministério da Saúde e devem ser seguidos por empresas especializadas, ou pessoas comuns que queiram limpar a sua caixa d’água.
Mantenha as proximidades da caixa d’água sem materiais tóxicos, sujos, contaminados ou com oxidação, pois podem entrar em contato com a água.
Mantenha a caixa de água sempre tampada, evitando, assim, a entrada de animais e insetos.
Não guarde produtos alimentares próximos à caixa de água, uma vez que podem atrair ratos e baratas, que podem transmitir doenças através da água.
Não coloque peso em cima da tampa da caixa, para evitar que a tampa quebre deixando espaços livres.
Procure deixar a caixa d’água afastada, sem contato com pessoas e animais.
O limo é uma das impurezas que citamos no artigo. Se forma a partir dos próprios minerais existentes na água.
Precisamos tomar muito cuidado com a água que ingerimos.
Normalmente colocamos a culpa da água suja no poder público, mas esquecemos de limpar nossa caixa d’água a cada seis meses.
Esperamos que todas as nossas dicas para limpar a sua caixa d’água te ajudem. Afinal, é muito importante mantê-la sempre limpa, pois a água é vital para o nosso organismo e, se estiver contaminada, pode ser causadora de problemas. Por isso é importante mantê-la sempre potável.
Agora que você já sabe como fazer, mãos à obra! Limpe a caixa d’água e tenha qualidade de vida!