Empreendedorismo

Como ter bom relacionamento no pós-venda

O processo de venda dos produtos não termina quando a compra é finalizada. É preciso estabelecer vínculos com os clientes e, assim, fidelizar cada um deles para a sua empresa. Por isso que hoje, nós vamos indicar como manter um bom relacionamento com o cliente no pós-venda.

Bom relacionamento no pós-venda — Reprodução Canva

Por que fazer um pós-venda de qualidade?

Os seus clientes esperam de você muito mais do que uma simples venda. Eles querem que você se preocupe com suas necessidades e que realize o pós-venda de maneira eficiente. Afinal, o marketing boca-a-boca que esse cliente fará com os seus amigos, parentes e colegas de trabalho é muito importante para aumentar a sua clientela.

O pós-vendas se torna de qualidade, pois, quem não volta em um local que foi tratado com o devido respeito e cortesia? Muito mais do que obter clientes novos, é garantir que aqueles que já são clientes permaneçam, criem laços, tenham confiança e indiquem para outras pessoas os seus produtos.

Como manter um bom relacionamento com o cliente no pós-vendas?

Na sequência apresentamos algumas ações que você pode ter em relação ao pós-venda que contribuem para manter um bom relacionamento com o cliente:

Seja transparente em suas vendas

A transparência é a alma do negócio, portanto, só prometa aquilo que pode ser cumprido. Ofereça seus produtos, e explique com o melhor detalhamento possível o seu funcionamento. Faça com que o seu cliente tenha certeza de que o produto comprado, é o que mais supre as suas necessidades. 

Se o cliente comprar algo, e ela não atender suas expectativas de acordo com o que foi indicado pelo vendedor, irá ter uma frustração. E, assim, irá associar toda a sua empresa como sendo “traidora”.

O cliente deve ter experiências sobre o melhor da sua empresa

Nem sempre o cliente tem razão, mas precisa ser tratado de forma cordial e atenciosa. Dessa forma, ofereça produtos com muita qualidade.

Não esqueça de que o bom relacionamento com o cliente é o que vale para a sua fidelização e, assim, aumentar a lucratividade.

Atenda aos seus clientes com presteza e dedicação

Veja bem: se o cliente entrou na sua loja, ou ligou para você, é porque ele confia que a sua resposta é a mais adequada para resolver o seu problema. Se você tem o produto que o cliente precisa, tente finalizar a venda, mas se você já sabe que aquele produto não vai atender a necessidade do seu cliente, seja claro e informe sobre isso.

Ajude-o a encontrar exatamente o que ele precisa, mesmo que não seja em sua empresa. Estabeleça relações de confiança, e ele sempre vai procurar a sua empresa, além de indicar para seu círculo de amigos.

Escute o cliente

Procure escutar o seu cliente e a sua necessidade por estar em sua empresa. Por isso, procure se importar com os sentimentos dos consumidores e busque satisfazê-lo da melhor forma possível.

Esta é a diferença entre ter a confiança do cliente, ou somente empurrar os seus produtos para que ele compre, mesmo que não atenda as suas necessidades.

Seja proativo com o seu cliente

Não fique somente esperando ele te procurar para resolver os seus problemas, esteja à frente da situação, assim, você pode ofertar os produtos de forma a demonstrar a preocupação de que fique tudo bem com o cliente.

Exemplificando: Você tem uma empresa de material de construção, e as últimas compras do cliente foram torneiras. Depois de passado algum tempo, ligue para ele, veja se as torneiras estão funcionando, se não há vazamento, se não há necessidade de troca, se não precisa substituir somente algumas borrachas, enfim, preocupe-se.

Aprenda, sempre, com clientes e colaboradores

Considere que a cada venda realizada haverá um aprendizado, por isso que o cliente deve ser atendido de forma personalizada, e assim conseguir ganhar a sua confiança. Até as críticas feitas aos seus produtos servem para melhorar a qualidade dos produtos vendidos e maximizar os resultados.

Não considere um bom atendimento como sendo uma perda de tempo

As necessidades dos clientes precisam ser vistas como urgências e não podem esperar. Portanto nunca o faça esperar mais do que o necessário. 

Por fim, saiba que o tempo de espera é crucial. Isso porque, quanto mais demora houver, mais rápido você “perde” o cliente, que vai buscar o que precisa em outro lugar. Afinal, ninguém gosta de perder tempo até ter um bom atendimento, não é mesmo?

Agora que você já sabe como manter um bom relacionamento com seus clientes no momento do pós-venda, temos certeza que sua clientela sempre irá voltar!

Assim, busque lembrar das dicas apresentadas por aqui hoje e boas vendas!