Você já sabe como vai se vestir, se programar e se proteger do tempo no dia 18/08/2023? Se não, este artigo é para você. Aqui, mostraremos como será o tempo no Brasil para essa data em cada região do Brasil, usando como fonte o site do INMET.
Você descobrirá se vai chover ou fazer sol, se vai fazer frio ou calor, se terá ar seco ou úmido e se terá algum alerta meteorológico. Fique ligado!
A principal novidade no tempo no dia 18/08/2023 é a chegada de uma frente fria que mudará o cenário no Sul do Brasil. Assim, a frente fria trará chuva forte e volumosa para parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Além disso, há risco de temporais, granizo e ventania nessas áreas. A chuva também atingirá o sul de Mato Grosso do Sul.
No Sudeste, ela aumentará a nebulosidade e a umidade. Nas demais áreas da região, o sol aparecerá entre nuvens e fazer calor. No Centro-Oeste, o tempo vai continuar seco e ensolarado na maior parte da região, com exceção do sul de Mato Grosso do Sul, que terá chuva.
No Nordeste, a chuva diminuirá de intensidade e abranger apenas o litoral leste, desde o Rio Grande do Norte até a Bahia. Dessa forma, no interior da região, o sol predominará e fará calor.
No Norte, a chuva continuará ocorrendo de forma frequente e volumosa no Amazonas e Pará, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). No Tocantins, Roraima e Amapá, o tempo ficará mais aberto e seco.
As temperaturas no dia 18/08/2023 vão ser influenciadas pela frente fria que avança pelo Sul do Brasil, causando uma queda brusca nos termômetros. Segundo o INMET, as mínimas podem ficar abaixo de 18 °C em algumas cidades gaúchas e catarinenses. As máximas também vão ficar amenas nessas áreas, não passando dos 26 °C.
Nas outras regiões do país, as temperaturas vão ficar elevadas na maior parte das áreas, podendo superar os 30 °C em Minas Gerais e no Espírito Santo. No litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, o tempo mais nublado e úmido manterá as temperaturas mais amenas.
No Centro-Oeste, as temperaturas vão seguir altas em quase toda a região, com máximas acima dos 35 °C em alguns pontos de Goiás e Mato Grosso. Apenas no sul de Mato Grosso do Sul, a frente fria provocará um leve declínio nas temperaturas.
No Nordeste, as temperaturas vão ficar estáveis na maior parte da região, com máximas entre 25 °C e 35 °C. No litoral leste, onde terá mais nebulosidade e chuva, as temperaturas vão ficar mais baixas.
Ademais, no Norte, as temperaturas vão variar pouco ao longo do dia, com mínimas entre 20 °C e 25 °C e máximas entre 30 °C e 35 °C. A sensação térmica será abafada devido à alta umidade do ar.
No dia 18/08/2023, a umidade relativa do ar vai ficar muito baixa no Centro-Oeste, podendo atingir valores inferiores a 20% em algumas localidades. Essa situação é considerada de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda uma umidade mínima de 30%.
No Sudeste, a umidade relativa do ar também ficará baixa no interior da região, principalmente em Minas Gerais e no Espírito Santo. No litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, a umidade será mais elevada devido à influência da frente fria.
Já no Sul, a umidade relativa do ar ficará alta em toda a região, devido à chuva associada à frente fria. Dessa forma, os valores podem superar os 80% em alguns momentos do dia.
No Nordeste, a umidade relativa do ar ficará baixa no interior da região, especialmente no sertão. No Norte, a umidade relativa do ar ficará alta em quase toda a região, devido à chuva frequente e volumosa. Apenas no Tocantins, Roraima e Amapá, a umidade será mais baixa.
Por fim, no dia 18/08/2023, o INMET emitiu os seguintes avisos meteorológicos para as regiões brasileiras:
Dessa forma, viso laranja de tempestade para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde há risco de chuvas intensas entre 30 mm e 100 mm/dia, ventos intensos, entre 60 km/h e 100 km/h, e queda de granizo.
Aviso laranja para vendaval, para o oeste e noroeste paranaense e Mato Grosso do Sul, com ventos variando entre 60 km/h e 100 km/h, com risco de destelhamento de casas e danos em edificações e plantações.