As franquias tem crescido cada vez mais. Afinal, costuma ser um mercado de marcas já consolidadas. Assim, já existe toda uma base que irá facilitar o sucesso. Porém, mesmo assim é algo que depende de muito trabalho, planejamento e conhecimento, assim como todo empreendimento. Então, vamos te mostrar como ser um franqueado de sucesso com nossas dicas sobre empreendedorismo. Confira!
Como ser um franqueado de sucesso? Neste artigo, veja dicas para começar bem e alavancar seu negócio. Começar a empreender através de uma franquia é uma forma de garantir mais chances de sucesso ao seu negócio. Afinal, você vai trabalhar em um modelo de negócio já testado e aprovado, além de contar com o suporte da franquia. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias só vem crescendo: de 2020 para 2021, o crescimento chegou a cerca de 10,7%.
Por onde começar, ou melhor, por onde começar bem? E após erguer a minha franquia, como alavancar meu negócio? Acompanhe para descobrir!
Os especialistas em franchising indicam que você já tenha trabalhado ou, ao menos, conheça o ramo da atuação da franquia em que deseja investir. Dessa forma, você pode atuar como gestor de uma forma mais assertiva, além de conseguir estratégias de vendas que funcionem em sua cidade.
Antes de investir em uma franquia, você precisa verificar se o investimento cabe em seu bolso. Ou seja, os especialistas recomendam que não é uma boa ideia colocar todo o seu dinheiro no investimento inicial. Além disso, é importante manter a sua planilha de gastos e ganhos sempre atualizada para não acabar se enrolando financeiramente. Afinal, isso pode ser uma situação delicada no caso de franquias que envolvem a contratação de terceiros, como as franquias de idiomas.
Além disso, fique atento ao faturamento mensal, à taxa de franquia, publicidade, royalties e a relação entre elas.
A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento relacionado ao investimento na franquia e é essencial lê-lo com atenção antes de investir em algum negócio. O documento é enviado para o futuro franqueado, após o seu perfil de empreendedor ser aprovado pela franqueadora. Nele, você encontrará o valor do investimento, a taxa de franquia, publicidade e royalties, o faturamento mensal e os demais detalhes sobre o formato da franquia.
Caso você tenha dúvidas durante a leitura do documento, indicamos que você procure um advogado para te auxiliar neste processo.
Ser um bom gestor significa estar comprometido com as pessoas e com o seu negócio. Ou seja, o bom gestor precisa dedicar-se ao seu negócio, aos seus funcionários e aos clientes, e ainda precisa estar atento aos detalhes de tudo isso. Do comprometimento e dedicação do gestor, depende o sucesso do negócio: em uma franquia, não é diferente!
Em relação aos negócios, esteja atento ao fluxo de caixa, notando as contas a pagar e a receber, bem como as taxas de franquia, royalties e publicidade. Então, mantenha tudo organizado!
Em relação ao relacionamento com os funcionários, lembre-se de incentivar o trabalho de cada um, bem como esteja atento ao desempenho de cada um.
Em relação ao relacionamento com os clientes, sempre incentive o bom atendimento, o qual pode gerar uma ótima propaganda “boca a boca” para você. Dessa forma você ainda garante que os seus funcionários estejam tratando os clientes com educação, atenção e simpatia.
Os seus funcionários são parte importante no desempenho do seu negócio. Dessa forma, é importante investir tempo e dinheiro em pessoas que possam contribuir para que sua empresa cresça.
Selecione os funcionários que estejam de acordo com o perfil de cada vaga, além de demonstrarem dedicação e criatividade.
Depois do processo de seleção, lembre-se de fazer um treinamento com todos os funcionários, enfatizando a importância de cada um deles para o sucesso do negócio e a execução de um bom trabalho. Além, também, de inseri-los em sua empresa e nos princípios e normas da franquia.
De acordo com pesquisa publicada pela Accenture, o mau atendimento pode levar um consumidor a procurar os serviços de outra empresa. Sendo assim, esteja atento aos seus funcionários!
Além do atendimento, você precisa conhecer o seu cliente e descobrir quais são as suas necessidades. Com uma persona bem definida e uma pesquisa de mercado, você pode criar boas estratégias de marketing digital e ações cotidianas.