Ser assertivo é ser firme, direto sem causar maiores conflitos ou embates.
No ambiente profissional esta é uma característica valiosa, inerente aos líderes e profissionais com capacidade de lidar com conflitos preservando o que realmente é prioridade no trabalho.
Como se trata de um ambiente formado por pessoas diferentes, os conflitos são inevitáveis e fazem parte do desenvolvimento de estratégias e soluções em qualquer ambiente empreendedor.
O grande desafio é não permitir que qualquer desentendimento possa comprometer a produtividade e excelência no ambiente de trabalho. O relacionamento interpessoal saudável é imprescindível para o bom andamento da empresa.
O ideal é não ignorar as divergências e nem abrir mão de suas opiniões de uma maneira equilibrada.
Os conflitos geralmente aparecem aos poucos. Os colaboradores podem se sentir insatisfeitos, excluídos ou desvalorizados em algum momento daí a perda de interesse ou as indiretas acabam aparecendo cada vez mais.
Ao se sentirem frustrados os funcionários acabam por produzir comportamentos que tornam o funcionamento da empresa insustentáveis através de pequenas atitudes que atrapalham a fluidez dos processos. Um departamento começa a criar atritos com outro criando assim dificuldades no andamento da produção.
Faz-se necessário então uma clareza maior na hora de propor novos projetos ou posturas.
Estabelecer quem vai fazer o quê, qual o prazo, o que precisa melhorar, o que é preciso para otimizar o processo de uma maneira clara é essencial. Todos devem estar cientes do que exatamente vai acontecer e o papel de cada um no projeto ou andamento do trabalho.
Quando já está instalado o clima conflituoso, é preciso calma.
Nada de agir de cabeça quente para evitar que a situação fique ainda pior diante de palavras ditas na hora errada e com as emoções atuando na frente do raciocínio lógico.
De uma maneira geral percebemos quando já estamos sem a menor paciência. Este é o momento de recuar e esfriar a cabeça para retomar os pontos principais a serem trabalhados só depois que sentirmos que já existe mais calma e paciência para lidar com os problemas.
Este intervalo para acalmar os ânimos deve ser usado para entender o motivo do conflito ou desentendimento analisando se existe alguma questão pessoal, algum ponto que esteja prejudicando realmente alguém ou algum departamento em específico.
Não interessa quem começou a briga ou desentendimento. Precisamos de soluções.
É preciso colocar na mesa os diferentes pontos de vista, trabalhar a empatia e assim promover uma discussão educada e proativa com foco somente na resolução.
Não adie a gestão de conflito. Este comportamento pode passar uma impressão de indiferença e os colaboradores podem estender este ambiente hostil aos fornecedores e clientes da empresa comprometendo ainda mais a produtividade.
No momento em que se propõe uma discussão focada na solução, a capacidade de se fazer entender é primordial.
Por isso, é importante manter o foco: o que realmente está em pauta, o que está sendo dito sem parcialidade ou julgamento e como o outro está entendendo tudo isso.
Este processo precisa estar afiado e eficiente.
Perguntar a cada um dos envolvidos na discussão o que ele pensa, como ele vê o ocorrido e qual seria a melhor solução para ele é o que promoverá ao mesmo tempo a colaboração de todos e a sensação de que o funcionário é importante e sua opinião é sim válida na empresa.
Saber expor seu pensamento e ideias sem prejudicar ou ofender o outro é uma habilidade primordial.
Por isso a comunicação deve ser clara e esta vai acontecer cada vez mais se o ambiente é propício ao diálogo. E para se otimizar a comunicação é importante passar confiança, firmeza, autoridade moral no dia a dia.
Motivar os colaboradores, incentivar o feedback, elogiar quando alguém tem um desempenho acima da média, saber corrigir sem constranger, comunicar e elogiar as conquistas individuais ou coletivas são comportamentos que trarão o colaborador para mais perto no sentido de despertar neste a vontade de trabalhar pelo bem comum na empresa.
O engajamento então se faz constante porque haverá o entendimento de que o que é bom para a empresa é bom para seus colaboradores e vice versa.
É inevitável ter de decidir frente ao conflito.
Esta decisão obviamente tem que ser tomada sempre levando em consideração o que é melhor para os negócios independente de quem propôs o quê.
A impessoalidade, ser neutro na tomada de decisão proporciona maior credibilidade e desta maneira, a confiança mútua promove maior credibilidade e confiança no ambiente de trabalho.
É preciso ter sempre em mente que toda escolha implica em perda.
Ou seja: ao se decidir por um lado, o outro lado da questão será deixado para trás. Porém isto não acontece porque a outra opção é ruim, mas simplesmente porque é preciso optar por um caminho.
No campo dos conflitos profissionais a transparência e assertividade são comportamentos de extrema valia.
Encarar as desavenças e problemas o quanto antes e com foco nas soluções e não nas pessoas envolvidas faz com que se perca menos tempo na tomada de decisão e se agilize as soluções.
É impossível não haver conflitos onde várias pessoas convivem diariamente. Porém, sempre existe uma saída para restabelecer o equilíbrio e harmonia no ambiente de trabalho.