Neste ano de 2022, a Black Friday está com data marcada: 25 de novembro. Apesar de ser uma iniciativa realizada nos Estados Unidos, o Brasil também adotou o modelo para ampliar as vendas. Por isso que hoje, nós vamos dizer como se preparar para vender mais no e-commerce na Black Friday.
Entendendo que esta data é uma grande oportunidade tanto para empreendedores virtuais como para consumidores, é preciso se preparar de forma adequada para não correr riscos de obter prejuízo.
Para os empreendedores virtuais, é hora de oferecer produtos diferenciados e com promoções exclusivas. Já para os consumidores, é o momento de comprar os produtos desejados com menor preço.
Considerando dados apresentados no ano de 2021, somente no dia da Black Friday, foram 376 milhões de e-commerces que entraram no programa da data comemorativa do comércio, e mais de 48 milhões de usuários realizaram buscas em e-commerces para adquirir o seu produto de satisfação.
Estes números revelam que vale a pena investir neste dia para comprar e vender. Assim, realizar investimentos em oferecer produtos diferenciados, de qualidade e com um bom atendimento online é o grande diferencial de sucesso nesta data.
Na sequência, apresentamos algumas ações para se preparar para vender mais no e-commerce na Black Friday. Estas ações vão fazer o seu e-commerce decolar nesta data.
Planejar, neste caso, significa determinar ações para vender mais neste dia, E essa ação envolve estabelecer estratégias de marketing eficiente para atingir os objetivos. Assim:
Sabendo que o cliente pode entrar em contato com a empresa utilizando diversos canais de comunicação, procure centralizar os atendimentos e desta forma, não deixar ninguém esperando por muito tempo.
Existem plataformas que podem fazer esta centralização de atendimento, desde os pedidos de compras, dúvidas dos clientes, elogios direcionados aos produtos e ao atendimento, bem como as reclamações.
Esta plataforma favorece o proprietário do e-commerce e os consumidores. Afinal, sempre que surgir qualquer dúvida sobre o produto, o cliente pode solicitar e ter o seu atendimento rápido e eficiente.
Você pode utilizar a inteligência artificial para “conversar” diretamente com o consumidor. Assim, é possível desejar “bom dia”, solicitar o que busca no site, recomendar produtos considerando as suas compras anteriores.
O cliente precisa de um atendimento personalizado e, ainda, não perder tempo para procurar o que deseja. Dessa forma, a inteligência artificial pode contribuir muito com esta experiência. É como se o cliente tivesse um personal shopper (alguém que ajuda a fazer suas compras pessoais) no e-commerce e, assim, economizasse tempo na busca, afinal, é somente 1 dia para aproveitar os descontos.
Outra contribuição da inteligência artificial, é possibilitar que os colaboradores do e-commerce possam agilizar os outros setores da empresa, como na logística por exemplo.
Como o programa da Black Friday tem duração curta (1 dia), é possível preparar o cliente para o consumo e, assim, antecipar as vendas. A inteligência artificial pode fazer a distribuição de códigos para descontos, ofertas em tempo limitado e alertas de que o fim da promoção está chegando.
Partindo das experiências de compras anteriores, é possível personalizar os descontos e as notificações, para atender os clientes de forma personalizada.
Como o cliente não está vendo o produto pessoalmente, é comum no e-commerce que se tire suas dúvidas antes de realizar a compra. Assim, é preciso que o atendimento aos consumidores esteja preparado para automatizar respostas para perguntas semelhantes.
Isso porque, são muitos clientes para atender e em pouco espaço de tempo.
Por fim, aproveite as nossas dicas e sugestões para aumentar as suas vendas no e-commerce nesta próxima Black Friday. Você deve ter percebido que a regra é atender muito bem o cliente, de maneira que ele se sinta valorizado e importante no processo de compra!