Para algumas pessoas, pode ser muito difícil conseguir se preparar para os gastos de fim de ano de uma forma consistente. Muitos cometem o equívoco de comprar de forma impulsiva, outros podem acabar deixando para comprar os presentes em cima da hora e, ainda, há aqueles que decidem, de um minuto ao outro, fazer uma longa viagem.
Todas essas situações podem atrapalhar os cuidados com as finanças. Por isso, preparamos este conteúdo com algumas dicas que podem te ajudar nesse momento. Acompanhe!
Antes de qualquer coisa, é importante começarmos a refletir o quanto antes sobre os gastos de fim de ano, e isso é algo que você está fazendo neste momento. Fazer essa reflexão pode te ajudar a montar um verdadeiro plano para o fim de ano, evitando comportamentos que prejudicam as finanças.
Para isso, podemos pensar em ações como:
Possivelmente você já tem em mente quais serão as despesas esperadas. O gasto com jantares, roupas novas, presentes, passeios… Tudo isso deve ser anotado e analisado. Esse tipo de acompanhamento pode te ajudar a ter uma visão clara do que você pode esperar do fim de ano.
Com a sua lista de despesas esperadas, é hora de cortar o que for possível. Será que todo mundo da família precisa de uma roupa nova? Será que a ceia precisa ser para tantas pessoas, além da família? Pense sobre isso e vá analisando o que poderá ser poupado.
E por falar em poupar, comece a reservar dinheiro para esses gastos. Afinal, você não precisa esperar o momento chegar para ter algum valor disponível, concorda? É possível ter uma “poupança” natalina que te ajude a passar por essa época com mais tranquilidade.
Uma lista de presentes também pode ser bem útil. Isso pode evitar que você acabe comprando “coisinhas a mais” para os familiares, apenas no momento do impulso.
Portanto, anote o nome de todos os familiares que você deseja presentear e faça a lista dos presentes, anotando, também, possíveis valores.
Na hora de se preparar para os gastos de fim de ano, lembre-se de que os gastos fixos ainda vão existir. Estar preparado para eles também é fundamental. Deixe eles bem claros na sua planilha de acompanhamento das finanças.
Não se esqueça de reservar um dinheiro para potenciais emergências, como problemas de saúde ou qualquer outro tipo de contratempo. Assim, torna-se possível evitar aquela “dor de cabeça” se algo sair da linha.
Por fim, tenha em mente o real significado dessa época do ano. Será que o significado está associado apenas com bens materiais e presentes? Ou com a união da família? Refletir sobre isso pode ajudar, inclusive, na hora de se preparar para os gastos de fim de ano! Pense nisso.