Está previsto para este ano o concurso TRE Unificado. Então, segundo informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, os preparativos para a seleção já estão em andamento.
Muitos estados demonstram interesse neste concurso. Todavia, até o presente momento apenas São Paulo e Piauí se manifestaram sobre a participação no certame.
Logo, a expectativa é que no segundo semestre deste ano, aconteça a publicação do edital. Outro ponto é que o processo seletivo pode contar com uma grande quantidade de vagas. Aliás, deve contemplar as carreiras de Técnico e Analista Judiciários nos níveis médio e superior.
Então, se você quer saber mais informações sobre o concurso TRE Unificado, continue a leitura. Além disso, confira como se preparar para obter um bom desempenho e conferir as dicas que daremos aqui. Fique com a gente.
Muitos concurseiros estão aguardando pelo concurso TRE Unificado 2023. Pois, a estimativa é que o certame disponibilizará cerca de 500 vagas que serão distribuídas entre o Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais Regionais Eleitorais.
Em resumo, podemos dizer que o concurso unificado é utilizado quando um único edital dispõe de vagas para outros órgãos participantes do certame.
É válido dizer que concurso unificado nada mais é que a união de todas as organizações sob a administração de um edital. Dessa forma, auxiliando na viabilização de ofertas de espaço e redução de orçamento para aplicação de testes.
Os TREs atuam em conjunto ao Tribunal Superior Eleitoral. Assim, busca dar mais suporte à administração dos processos eleitorais estaduais e municipais.
O último edital do concurso TRE Unificado aconteceu em 2006. Na ocasião, a oferta foi de 801 vagas distribuídas entre o Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral do Acre, Rio de Janeiro, Rondônia e Roraima.
Lembrando que a maior concentração de vagas foi para o Rio de Janeiro. O certame ofereceu 435 oportunidades para as carreiras de Técnico Judiciário de nível médio e Analista Judiciário de nível superior. A banca organizadora do concurso foi a Cebraspe (Cespe/UnB).
Enquanto para esse ano de 2023, a novidade é a escolaridade exigida para os cargos. Em síntese, é obrigatório que o candidato tenha diploma de nível superior para concorrer a ambos os cargos.
Sobre as remunerações atuais, saiba que para técnico o valor é de R$8.501,46. Enquanto, para o cargo de analista o valor inicial é de R$13.365,38. Para ambos os cargos, já estão inclusos a gratificação por atividade jurídica e auxílio alimentação.
A banca organizadora do último concurso TRE Unificado foi a Cebraspe (antiga Cespe/UnB) e a expectativa é que seja a mesma para o próximo certame.
De acordo com o último edital, os candidatos foram avaliados por diferentes etapas que variaram de uma cidade para outra. Então, confira a seguir como ficou a estrutura das provas:
Agora que sabe como serão as etapas do concurso TRE Unificado, é momento de conhecer as disciplinas cobradas. Assim, fica mais fácil para você começar a se preparar com antecedência para as provas.
Os concursos para a Justiça Eleitoral devem ser compostas de provas objetivas de conhecimentos específicos gerais contendo as seguintes disciplinas:
Gramática e interpretação da Língua Portuguesa, Noções de Informática e Normas Aplicáveis aos servidores públicos federais e Regimento Interno do respectivo Tribunal.
Também é possível a aplicação de prova discursiva com temas atuais ou relacionados a área de atividade, ou especialidades do cargo. Portanto, é muito importante ficar em dia com as notícias do Brasil e do mundo.
Com todas essas informações já é possível começar sua rotina de estudos para garantir uma vaga e ingressar na carreira pública. Aliás, saiba que a melhor forma de conseguir bons resultados é com muita dedicação e perseverança.
Agora que você já sabe como se preparar para o concurso TRE Unificado é só aguardar a divulgação do edital. Em seguida, faça a sua inscrição para garantir uma vaga para o cargo desejado.