Aprender a verificar e saber se um boleto é falso é fundamental para evitar golpes financeiros que, mais tarde, levarão a prejuízos que podem ser irreversíveis.
Infelizmente, a realidade é a de que muitos golpistas têm usado estratégias diversas na hora de roubar as suas vítimas e, nesse cenário, é importantíssimo manter a atenção para evitar cair em uma cilada.
Pensando nisso, reunimos, neste texto, algumas considerações importantes para você levar em conta sobre esse assunto. Acompanhe.
Antes de qualquer coisa, é muito importante manter a calma e a razão ao receber um boleto. Isto é, antes de, simplesmente, pagá-lo, precisamos de um tempo para avaliar se estamos diante de algo genuíno ou de um golpe.
Por isso, evite receber o boleto e logo pagá-lo, sem avaliar a situação. Especialmente se o boleto for recebido em um valor diferente do que você está acostumado a pagar mensalmente.
A seguir, destacamos alguns aspectos que podem te ajudar a saber se um boleto é falso:
O número do código de barras pode nos ajudar na hora de saber se um boleto é falso. Vamos supor que você recebeu um suposto boleto da Caixa Econômica Federal. Ao invés de pagá-lo o quanto antes, olhe os números:
Qual empresa enviou o boleto? Pesquise o CNPJ, veja se as informações batem, se o nome da empresa existe, enfim. Faça uma investigação completa da cobrança.
Além disso, avalie se faz sentido você estar recebendo a cobrança desse valor. Afinal, do que se trata essa cobrança?
Vamos supor que você pesquisou as informações que aparecem no boleto e realmente se trata de uma empresa conhecida.
Ainda assim, antes de pagar o boleto, verifique se os dados que aparecem no sistema de pagamento dizem respeito à empresa que você pesquisou.
Às vezes, golpistas podem usar o nome de terceiros para gerar o boleto, e na hora do pagamento o dinheiro é enviado para outro nome.
Além de considerar os pontos acima para saber se um boleto é falso, se você ficar com dúvida, procure a instituição que está fazendo a cobrança.
Pesquise por canais de atendimento oficiais ou, se possível, visite pessoalmente para tirar suas dúvidas e analisar se é uma cobrança genuína ou não.
Assim, você poderá começar a se proteger um pouco mais desse tipo de golpe.