Como saber se minha empresa pode virar uma franquia? Primeiramente, todo bom empreendedor precisa ficar atento ao crescimento do seu negócio. Ainda mais, quando se percebe que há um desenvolvimento bem além do esperado.
Com isso, muitas vezes o empreendedor pensa em transformar seu modelo de negócio e tornar-se um franqueado. Dessa forma, surge uma grande questão: como saber se minha empresa pode virar uma franquia? Pois, essa é a pergunta que tentaremos responder.
Um dos primeiros passos para transformar a empresa em franquia, é entender bem como funciona esse modelo de negócio. Além disso, saber como funciona a regulamentação no Brasil.
Sendo assim, a lei mais recente que regulamenta as atividades e permissões de franquias no Brasil, é a de nº 13.966, de 26 de dezembro de 2019. Aliás, começou a vigorar em 26 de março de 2020, e é a que está valendo atualmente.
A nova lei foi aprovada, com o intuito de trazer mais transparência, nas negociações entre franqueados e franqueadores no território brasileiro. Determinou que a COF (Circular de Oferta de Franquia), deve conter necessariamente algumas informações essenciais, tais como:
Para quem deseja ser franqueador ou franqueado, o estudo dessa lei é obrigatório. No entanto, é importante entender que a nova lei surgiu, com o propósito de trazer adequações que foram surgindo ao longo do tempo. Ou seja, o que a antiga lei já não contemplava.
Então, a partir de 2012, iniciaram-se vários estudos e análises, encabeçados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) visando propor uma nova lei. Isto é, que atendesse as novas demandas, provenientes do acelerado crescimento do setor no Brasil. Por fim, trazendo maior transparência aos dados e maior segurança para os investidores.
A nova lei também dificulta que empresas que não atendam aos requisitos se tornem franqueadores, por isso, vamos listar abaixo alguns desses requisitos:
Então, como saber se minha empresa pode virar uma franquia?
Partindo do princípio, que a proposta da franquia é entregar um modelo de negócio pronto para outros empreendedores. Portanto, há algumas exigências para que o processo aconteça corretamente. Afinal de contas, esse modelo será replicado e deve estar o mais impecável possível, atendendo todos os critérios legais e gerenciais que todo bom negócio deve ter.
Por isso, e empresa precisa ter:
Durante o processo de formatação de toda essa estrutura, o registro de todo o procedimento deve ser feito. Aliás, isso inclui o tempo de retorno do investimento, capital investido, rede de fornecedores e clientes, plano de gestão e marketing, pesquisas de mercado. Isto é, tudo.
Além de tudo que já citamos acima, a empresa que pretende se tornar uma franquia precisa ter um respaldo social. Ou seja, precisa se tornar uma marca reconhecida no mercado.
Para isso, ela precisa ser bem vista, aceita e reconhecida pelo mercado consumidor. No entanto, isso não é uma tarefa das mais fáceis.
Exige que se apresente sempre, altos padrões de qualidade, que se estendem por toda cadeia de produção, exposição e distribuição, até chegar ao consumidor, e obviamente passando pela excelência no atendimento.
Portanto, após cumprir essa etapa, o processo de reconhecimento automaticamente se expande pela divulgação e estratégia de marketing adotadas. Tudo isso deve ser retroalimentado por elementos inovadores, até chegar no ponto certo, objetivado pelo dono do negócio.
Um negócio que já nasce bem estruturado, organizado e com grandes perspectivas de crescimento, tem grandes chances de se tornar um modelo de franquia em pouco tempo de funcionamento. Isso porque, todo processo de crescimento deve, necessariamente, está devidamente registrado. Com isso, sua legitimação se torna incontestável, confiável e segura para adaptação ao modelo de franquia.
Mesmo assim, é preciso ter em mente que, transformar um modelo de negócio em franquia exige cautela, organização e muito cuidado com a estruturação do modelo. Pois, isso é basicamente, o que vai fazer a franquia ter sucesso ou não. Ou seja, nenhum detalhe do know-how pode ficar de fora dessa estrutura, para não comprometer o bom andamento do negócio e reconhecimento da marca pelo mercado.