Curiosidades

Como saber se a sua moeda rara de 10 centavos é realmente verdadeira

Imagine a seguinte situação: depois de muito procurar, você finalmente encontra uma moeda valiosa de 10 centavos. Estamos falando de uma peça que pode render muito dinheiro no final das contas, e que pode fazer muita diferença no seu orçamento no final do mês.

Contudo, antes de vender esse item e conseguir o tão esperado dinheiro a dica é realizar uma pequena análise para descobrir se o exemplar que você tem em mãos é verdadeiro ou se trata de uma falsificação.

Com o crescimento do mundo da numismática no Brasil, é natural que alguns criminosos estejam trabalhando na falsificação de moedas raras com características específicas. A ideia é justamente tentar vender esses itens para colecionadores e conseguir muito dinheiro com eles.

Como estamos falando de peças que possuem valores monetários normalmente pequenos, na grande maioria dos casos os comerciantes e consumidores não prestam atenção a esses detalhes ao receber os itens em mãos. Por isso, a dica é ter cuidado ao receber uma moeda.

Como saber se uma moeda de 10 centavos é valiosa

A principal dica para saber se uma moeda de 10 centavos da segunda família do Plano Real é verdadeira, é atentar para as suas principais características oficiais divulgadas pelo Banco Central (BC).

A partir dessas características, o cidadão poderá entender de fato se o exemplar que ele tem em mãos é verdadeiro ou não. Veja abaixo: 

  • Material: bronze sobre aço;
  • Diâmetro: 20,0 mm;
  • Peso: 4,80 g;
  • Espessura: 2,23 mm;
  • Bordo: serrilhado;
  • Eixo: reverso moeda (EH);
  • Circulação: de 01/07/1998 a atual;
  • Desenho do Anverso: Efígie de D. Pedro I – proclamador da Independência, primeiro imperador do Brasil -, ladeada pelo dístico Brasil e por cena alusiva à proclamação da independência política do País, ocorrida em 7 de setembro de 1822, em São Paulo, às margens do ribeirão Ipiranga;
  • Desenho do Reverso: À esquerda, linhas diagonais de fundo dão destaque ao dístico correspondente ao valor facial, seguido dos dísticos centavos e o correspondente ao ano de cunhagem.

Dom Pedro I

Uma das principais curiosidades sobre a moeda de 10 centavos da segunda família do Plano Real é que ela conta com a representação de uma das figuras mais conhecidas da história do Brasil: Dom Pedro I. Ele foi um dos principais condutores do país no processo de Independência da Coroa Portuguesa.

De acordo com historiadores, Dom Pedro I foi muito criticado pelo seu autoritarismo, o que motivou o seu divórcio com as elites brasileiras. No meio da crise, ele renunciou ao trono em 1831 e voltou a Portugal.

Dom Pedro I representado na moeda de 10 centavos. Imagem: YouTube

Como vender uma moeda

Encontrou esta ou qualquer outra moeda valiosa? O próximo passo é procurar saber qual é o valor exato daquela peça. Para tanto, o cidadão pode procurar uma loja especializada, que poderá ser virtual ou física. Uma outra opção é procurar uma casa de leilão numismático. Por todos estes caminhos, será possível confirmar o valor do níquel.

Uma das opções é a casa Brasil Moeda Leilões, que funciona de maneira virtual. Logo depois de encontrar a moeda, o cidadão vai poder cadastrar o item encontrado e enviar para uma avaliação. Na sequência, a Casa envia o valor. O cidadão poderá definir se vai colocar à venda ou não.

O cidadão também poderá verificar a lista completa com sites de outro compradores de moedas raras. Nesta lista, será possível inclusive conferir se há alguma loja física de comprador nas proximidades da sua residência.

“Uma moeda emitida há duas décadas pode valer mais do que uma do Império ou da Colônia. O que dita o preço de uma peça não é a idade e, sim, a quantidade de moedas feitas naquele ano específico e o estado de conservação”, disse Bruno Pellizzari, vice-presidente da Sociedade Numismática Brasileira.