Pensa conosco: de que adianta vender muito, se a empresa possui muitos custos, e a lucratividade é cada vez mais baixa? Pois é! Por isso que hoje, daremos dicas de como reduzir custos em sua empresa ou franquia e assim, aumentar os lucros.
Para ajudar nessa empreitada, compilamos um guia passo a passo abrangente. É importante fazer o trabalho analítico necessário antes de implementar qualquer medida de corte de custos, a fim de garantir que sua empresa continue a funcionar normalmente após a realização de qualquer alteração.
O primeiro passo para cortar custos do seu negócio é analisar seus processos, e assim, encontrar lugares para economizar dinheiro, você precisa saber como cada processo funciona e quanto dinheiro foi colocado em cada um.
Tire um tempo para se concentrar apenas em observar como toda a linha de produção da sua empresa funciona, e analise sobre se algum processo pode ou não ser eliminado, ou otimizado.
As despesas bancárias da empresa podem parecer mínimas à primeira vista. Mas, esses custos podem ser evitados, mesmo que não sejam tão excessivos. Por isso, revise todas as suas taxas bancárias, desde taxas de emissão de cheques até taxas de transferência e depósito. Agora vários bancos digitais que oferecem todos esses serviços online gratuitamente, até mesmo para contas PJ (Pessoa Jurídica).
Portanto, se você descobre que pode cortar custos trocando os serviços bancários, deve considerar fazê-lo. Além disso, procure consolidar suas contas financeiras em uma única instituição, isso simplificará suas transações e, por fim, economizará seu dinheiro.
Um dos aspectos mais cruciais da administração de um negócio é o gerenciamento do estoque, pois esta área muitas vezes oferece um grande potencial de economia.
O principal, economicamente falando, é saber quanto de cada produto é necessário antes de armazená-lo. Se você comprar muito estoque, mas não tem clientes suficientes para movê-lo, terá um problema de gerenciamento de estoque, o que é ruim para os negócios.
Além disso, pense se você realmente precisa estocar suas prateleiras com todos os produtos. Se você estocar estoque com baixo índice de rotatividade, você pode economizar dinheiro.
Tenha uma planilha de controle de estoque para facilitar esse tipo de gestão.
É uma prática comum estabelecer parcerias com fornecedores, empresas de transporte, processadores de pagamento, plataformas de comércio eletrônico, a fim de manter um negócio funcionando sem problemas. É possível economizar dinheiro avaliando essas relações comerciais.
O objetivo principal é, obviamente, fornecer as melhores condições possíveis para o cliente. Afinal, quando você gasta com os serviços essenciais da sua empresa e tenta negociar taxas mais baixas ou pagamentos mais gerenciáveis, é possível examinar quais soluções de mercado existem e avaliar se vale a pena fazer alterações ou não.
Para automatizar a gestão financeira, conte sempre com tecnologia e negócios, então use-os em todo o seu potencial para maximizar seu bem-estar financeiro. As operações da empresa por meio da automação podem simplificar a identificação de oportunidades de redução de custos.
Torne sua gestão financeira mais eficiente e organizada com a ajuda de diversos programas e aplicativos, e assim, suas despesas serão mais fáceis de gerenciar como resultado.
A estrutura tributária da empresa do sistema é essencial para operar na legalidade. Também é importante saber qual categoria é adequada para o seu volume de vendas, a fim de evitar gastos desnecessários.
As pequenas e médias empresas muitas vezes escolhem o regime tributário mais simples pelo regime tributário, devido ao menor custo mensal. Mas é preciso evitar receber multas se o fiscal achar que sua empresa não se enquadra no regime simples, e o que era para ser uma economia acaba sendo um prejuízo nesse cenário.
Fale com um contador e certifique-se de que sua empresa está na faixa de imposto correta.
É uma estratégia de corte de orçamento e cortando as despesas com a venda física. Para isso, é preciso tempo para planejar os ajustes específicos que você fará em seu negócio: mudar o gateway de pagamento da sua loja, mudar de fornecedores, reorganizar o fluxo de suprimentos para o armazém, entre outros. Nesta fase, você também deve determinar quanto dinheiro pode economizar com cada ajuste.
Use suas despesas atuais para comparar quanto custarão depois que os ajustes e economias planejados forem implementados. Desta maneira, você saberá exatamente quanto dinheiro economizou.