Para quem quer ingerir alimentos saudáveis sem abrir mão do sabor, a berinjela é uma ótima opção. Com poucas calorias, sabor agradável e super versátil, ela vai bem em várias receitas, sendo muito usada nas cozinhas mediterrânea, francesa e indiana. Além disso, a berinjela ajuda a controlar a hipertensão e o colesterol. Você pode plantar a berinjela de várias formas, pois é muito fácil de cultivar! Porém, para que renda bons e abundantes frutos, é preciso seguir algumas regras. Quer saber como plantar berinjela corretamente? Confira então nossas dicas incríveis hoje, 14 de fevereiro.
Existem muitas variedades de berinjela. Cada uma com suas próprias características individuais, contudo, todas possuem o mesmo excelente valor nutricional.
No Brasil, existem aproximadamente 20 qualidades de berinjela. Dentre as principais, podemos então citar:
A berinjela Embu também é conhecida como Preta Comprida. Possui frutos oblongos e de cor vinho escuro brilhante que, prontos para o consumo, medem de 18 a 22 cm.
Os frutos da berinjela híbrida Morella têm formato cilíndrico e alongado e sua casca é preta. Ela pode ser colhida precocemente para consumo como mini-berinjela.
Essa variedade de berinjela possui frutos de cor roxo-escuro e de formato ovalado que chegam a medir 20 cm.
Sendo a mais diferente dessas qualidades, a Niobe produz frutos redondos, de tom roxo muito brilhante. A polpa é mais clara e com poucas sementes.
A berinjela (Solanum melongena) é originária de clima tropical. Então, ela se desenvolve melhor em regiões e épocas do ano de clima mais quente.
A temperatura ideal para o cultivo da berinjela é entre 25Cº e 35Cº graus durante o dia, e entre 20Cº e 27Cº graus durante a noite. Essas temperaturas altas são importantes, principalmente na época do plantio e da germinação.
Sendo assim, se a região em que você mora for predominantemente fria, prefira plantar a berinjela na primavera ou no verão. Ela é bem resistente tanto à seca, quanto à umidade excessiva.
Apesar de se dar bem em vários tipos de solo, argilosos e arenosos, a berinjela prefere um meio termo. O solo ideal para ela seria profundo, rico em matéria orgânica, com boa retenção de umidade, mas com uma boa drenagem, já que não se adapta a solos encharcados.
A terra deve estar bem remexida, sendo atingidos 30 cm. Para o preparo, recomenda-se então o uso de calcário, que deve ser lançado uniformemente pelo terreno, 60 a 90 dias antes do plantio.
Use esterco de curral curtido ou esterco de galinha para fazer a adubação, sempre 10 dias antes do transplante das mudas.
Se você for cultivar a berinjela para fins comerciais, ou se deseja obter uma grande produção, então o recomendável é procurar um profissional para fazer a análise do solo e indicar qual o fertilizante ideal.
Com o solo devidamente preparado, é hora de plantar. É muito importante você prestar atenção na capacidade de germinação da semente na hora da compra. Por isso, leia atentamente a embalagem e converse com o profissional responsável no estabelecimento onde você for comprar.
Sendo assim, plante as sementes de berinjela em bandejas ou em algum recipiente adequado, para depois transplantar as mudinhas para o local definitivo. Você deve irrigar as sementes diariamente, mas sem deixar a terra encharcada.
De antemão, arranque as ervas daninhas das bandejas, vasos ou outro recipiente. Isso evita que as plantinhas sejam sufocadas. A germinação leva de 20 a 30 dias.
Transplante as plantas para seu local definitivo quando já estiverem com 6 a 8 folhas. Isso deve ser feito com o máximo cuidado possível, pois danos nas raízes podem prejudicar o desenvolvimento da berinjela. O ideal é mudá-las antes que as raízes cresçam muito e se enrolem.
Escolha as horas mais frescas do dia, molhe o solo e observe o espaçamento indicado na embalagem das sementes. Para cada variedade de berinjela, é então indicado um espaço para se deixar entre uma planta e outra. Geralmente, o indicado seria entre 1,2×0,80 m e 1,5×1 m.
Irrigue as mudas diariamente, mas sem excessos. A colheita inicia-se, geralmente, em 90 dias. A produção é de, em média, 15 frutos por planta.
Depois de todo o trabalho, é hora de desfrutar! A berinjela fica bem em vários pratos, seja grelhada, assada ou cozida.