Aluguel, conta de luz, supermercado, prestações do veículo, mensalidade escolar, plano de saúde. A lista de despesas é grande. Na hora de pagar cada uma delas também é possível escolher entre diferentes opções: boleto, transferência, Pix, cartão de débito e, claro, o famoso cartão de crédito. Mas, afinal, como organizar as contas com tantas coisas a pagar?
As vantagens de usar o cartão de crédito, independentemente da bandeira escolhida, é que os gastos podem ser pagos na fatura do mês seguinte à data da compra. Por isso, o cartão acaba sendo uma alternativa cada vez mais escolhida para ajudar a organizar as contas, bem como no planejamento financeiro de muitas famílias. E é sobre isso que o Notícias Concursos, na matéria desta segunda-feira (28) falará.
Algumas dicas podem te ajudar a não se enrolar quando o assunto é cartão de crédito.
Muita gente tem dificuldade de anotar cada compra feita no dia a dia. Por isso, concentrar determinados gastos no cartão pode ser uma boa saída. Dessa forma, parte das suas despesas mensais poderá ser vista no seu extrato, seja pelo app do seu banco, internet banking ou nos caixas eletrônicos.
Essa é uma maneira bem simples de pagar sua fatura no dia ou até mesmo antes do vencimento. Se você recebe dia 5 do mês, escolha uma data próxima, como 10 ou 15, por exemplo. Dessa forma, assim que você receber já pode efetuar o pagamento. Não precisa esperar a data de vencimento. No momento em que sua fatura fechar, ela já pode ser paga.
Colocar o vencimento do cartão e dos demais boletos em datas próximas pode te ajudar a priorizar esses compromissos financeiros. Se sobrar uma quantia no fim do mês, esse valor pode virar uma reserva de emergência.
O fechamento da fatura acontece 7 dias (ou 10, dependendo da sua instituição financeira) antes do vencimento dela. Nessa data, é possível já pagar um boleto. É importante lembrar que a data do fechamento da fatura é um ótimo momento para fazer compras: sempre que você faz uma transação antes da sua fatura fechar, essa compra entra na sua fatura atual. Em outras palavras: as compras só passam para a fatura seguinte quando realizadas depois do fechamento da mesma.
Algumas opções de cartão de crédito cobram anuidade e essa quantia acaba sendo um gasto a mais que pode comprometer as finanças do mês. Certas operadoras de cartão oferecem descontos e, às vezes, até isenção desse valor, dependendo do perfil de cada cliente. Entre em contato com seu banco e tente negociar.
Outra alternativa é escolher um cartão de crédito sem anuidade ou tarifas de manutenção. É importante checar, no entanto, se não existem asteriscos ou letras miúdas nos contratos.
Pagamento mínimo, crédito rotativo e parcelamento acarretam juros. Além disso, atrasos no pagamento do cartão de crédito podem acabar no envio das informações aos órgãos de proteção ao crédito, ao bloqueio e até cancelamento do cartão. Por isso, se programe para tentar sempre pagar o total da fatura do mês.
Entender os gastos que estão comendo o limite do cartão de crédito é um primeiro passo, mas lembre-se que, acima de qualquer coisa, é preciso saber qual é o limite do seu orçamento. Tenha sempre em mente qual sua renda, quais suas despesas fixas, quanto você quer poupar e quanto resta para outras coisas, assim, fica mais fácil organizar as contas.