Saúde e Bem Estar

Como não criar expectativas no trabalho?

Não criar expectativas no trabalho parece algo impossível para você? Você sente que, a todo momento, a sua mente está arquitetando o que “poderia” acontecer, e isso gera ansiedade no seu dia a dia?

Se você respondeu sim para ao menos um desses questionamentos, nós temos uma notícia para você: embora as expectativas façam parte dos seres humanos, existem algumas ações que podem tornar essas sensações mais equilibradas.

A seguir damos algumas dicas nesse sentido. Saiba mais lendo este conteúdo até o fim. 😉

Como não criar expectativas no trabalho?

Primeiro, entenda que não criar expectativas no trabalho só é possível se você não tem sentimentos. Isto é, as expectativas, por menores que sejam, estarão ali. A diferença está na forma como você permite que elas impactem a sua autoestima, o seu desempenho e o seu bem-estar no trabalho.

Ou seja, o que podemos fazer é tentar diminuir a intensidade dessas expectativas, e não extingui-las de vez. Afinal, elas também nos ajudam a nos prepararmos para o que está por vir, certo?

Por isso, antes de querer simplesmente “cortar” qualquer expectativa, esteja ciente que é mais fácil tê-la controlada, do que extinta. E, para isso, as nossas sugestões abaixo podem ser bem úteis. Veja:

1- Foque em uma etapa de cada vez – Não fique pensando no resultado o tempo todo

Quando você perceber que está criando muitas expectativas sobre o que está por vir, foque em uma etapa de cada vez. Dê atenção ao que você está fazendo neste exato momento e use a regra do “aqui e agora” para que o seu cérebro pare de devanear sobre as outras coisas.

Ficar pensando no resultado pode atrapalhar o que você está fazendo agora. Por isso, sempre que as expectativas inundarem a sua mente, volte a dar atenção a um detalhe da sua atuação neste instante.

2- Entenda as suas chances – E tente superá-las quando possível

Entender as suas chances positivas e negativas também podem ajudar.

Afinal, para não criar expectativas no trabalho de uma maneira meramente imaginária, é necessário termos um conhecimento apurado do que realmente é possível.

Pôr os pés nos chão e pensar sobre os fatores positivos e negativos; as chances de ganhar e perder; e o seus limites, é de suma importância para não fantasiar o que você queria que acontecesse, mas talvez não seja o momento mais apropriado de acontecer.

3- Respire fundo e dê uma pausa quando as expectativas inundarem a sua mente

Sabemos que conseguir não criar expectativas no trabalho é um desafio e tanto. Querendo ou não, elas sempre podem aparecer, nos mais diversos momentos.

Entretanto, uma maneira de lidar com isso é dando uma pausa e respirando fundo. Pense sobre outros assuntos, distraia a sua mente e não deixe as expectativas comandarem os seus pensamentos.

4- Não demore para agir – Quanto mais você procrastinar, pior será

Outra forma de não criar expectativas no trabalho é agir de uma maneira mais assertiva. Às vezes, pensamos tanto sobre algo que a nossa mente fica arquitetando muitas coisas sobre o assunto. Por isso, ao invés de se render à procrastinação, aja agora. Isso fará muita diferença nas suas perspectivas sobre a realidade.