Dicas - Concursos Públicos

Como montar um cronograma de estudos realista?

Cronograma de estudos realista: aquilo que você precisa saber

Se você é um aluno/vestibulando/concurseiro que já se frustrou com um cronograma de estudos ineficiente, saiba que você não está sozinho! 

Grande parte dos indivíduos não consegue seguir o próprio cronograma de estudos, uma vez que esse não é realista e não condiz com o real cotidiano que será enfrentado por esse candidato. 

Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe algumas dicas para te ajudar a montar um cronograma de estudos REALISTA e que poderá ser, de fato, seguido. 

Descanso e Lazer

Um dos maiores erros dos estudantes é montar um cronograma que não prevê nenhum tipo de lazer ou de descanso. Você não irá conseguir seguir uma boa rotina de estudos sem se divertir e relaxar.

Assim, insira momentos de descanso e de lazer em seu cronograma de estudos. Você pode fazer isso de diversas maneiras. Uma delas é deixar os finais de semana livres para descanso. Outra forma é deixar um mês livre por ano de férias. 

Saiba reconhecer os seus horários de baixo rendimento

Inserir horas de estudo em momentos extremamente estressantes e cansativos do seu dia é totalmente ineficiente.

Um bom cronograma de estudos não prevê nenhum tipo de atividade complicada em horários de baixo rendimento. Assim, você deve ser capaz de identificar quais são esses horários e buscar realizar outras atividades no mesmo, que não estejam relacionadas aos estudos. 

Metas realistas

Estabeleça metas de estudo realistas e que possam ser, de fato, cumpridas por você. 

Se você sabe, por exemplo, que é capaz de realizar somente 20 exercícios por dia, não adianta criar um cronograma que prevê a resolução de 100 exercícios diários. Essa meta irá somente te frustrar e atrapalhar os seus estudos. 

Procure criar metas que te desafiem, mas que sejam realistas e possíveis de serem cumpridas. 

Lembre-se de que é muito mais importante cumprir uma boa meta do que estabelecer um objetivo impossível e não ser capaz de realizá-lo. 

Imprevistos

Por mais que você se planeje, imprevistos acontecem. Assim, tente elaborar um cronograma não tão rígido. Dessa forma, se alguma coisa inesperada acontecer, você ainda será capaz de cumprir com os seus objetivos.