Aprenda Agora: Como montar um cronograma de estudos?

Como montar o seu cronograma de estudos?

Sabemos que começar um cronograma de estudos do zero pode não ser uma tarefa fácil. Afinal, encaixar os horários, escolher os tópicos que devem ser estudados e dividir os dias da semana é mesmo muito complicado.

O artigo de hoje tem como objetivo trazer algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa. Venha conferir!

Compreenda a sua própria rotina

A primeira coisa que você deve fazer antes de iniciar o seu cronograma de estudos é se compreender e compreender a sua própria rotina.

Em qual horário do dia você está mais disposto? Quais são as suas atividades semanais? O que você não pode deixar de fazer e o que pode ser deixado de lado? Quais serão os seus momentos de lazer?

Nessa etapa é essencial separar bem o seu tempo de estudos sem, é claro, deixar de lado os preciosos momentos de descanso.

Escreva tudo em uma folha de papel ou em uma agenda

É importante ter um papel do seu lado para que você visualize melhor o que está fazendo e divida melhor as suas tarefas.

Algumas pessoas optam por utilizar agendas ou um bullet journal.

Defina seus horários de estudo

Você não é obrigado a estudar no período da manhã como se faz convencionalmente na maioria das escolas do país. Você pode estudar no período que quiser, inclusive a noite.

Porém, divida os seus horários de estudo corretamente e, sobretudo, crie uma rotina. Não é a melhor opção estudar cada dia em um horário. Crie uma rotina de estudos específica e treine o seu cérebro.

Tente colocar o cronograma em prática

Tente colocar o seu cronograma em prática durante uma semana e veja como seus estudos fluem. Essa primeira semana deve ser experimental. Então, se você sentir a necessidade, faça ajustes no seu planejamento.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.