Saúde e Bem Estar

Como minimizar erros no trabalho?

Conseguir minimizar erros no trabalho é imprescindível para garantir uma empresa mais produtiva. Afinal, os erros podem ser um caminho para o retrabalho constante e, até mesmo, desmotivação dos colaboradores.

Por isso, esteja sempre atento ao desenvolvimento do seu time e foque em minimizar os erros, especialmente os que costumam ser mais comuns. Confira este texto para ter algumas ideias nesse sentido!

Como minimizar erros no trabalho?

Para minimizar erros no trabalho é preciso ter um olhar atento. A autoanálise e a análise do time precisam ser recorrentes. Desse modo é possível enxergar os gaps mais sutis que, muitas vezes, não aparecem de forma escancarada, mas podem gerar grandes impactos negativos nos resultados.

Um exemplo é a falha de comunicação. Logo quando ela acontece, não é percebida. Mas, mais tarde, os efeitos dessa falha costumam ser bem intensos no dia a dia de qualquer corporação.

Tendo isso em mente, veja mais dicas que partem desse pressuposto, mas que também apontam outros fatores importantes:

1. Coloque esforços na comunicação

Como mencionamos brevemente logo acima, a falha na comunicação tende a desencadear efeitos negativos sobre o trabalho de qualquer time e de qualquer colaborador.

Por isso, não meça esforços na hora de alinhar a comunicação de toda a equipe. Para isso, considere:

  • Ter um canal de comunicação padronizado e de acesso rápido para todos;
  • Alinhar a linguagem utilizada, evitando ambiguidades e apresentando metas e objetivos específicos;
  • Traçar planos que sejam cabíveis à realidade dos colaboradores, para que eles possam compreender a proposta da melhor forma possível.

2. Saiba ouvir o que os colaboradores têm a dizer

Às vezes, uma das melhores formas de minimizar erros no trabalho é sabendo ouvir, ativamente, o que cada colaborador tem a dizer. Em outras palavras, saiba absorver o conhecimento do seu time, antes de traçar o próximo passo.

Afinal, muitas vezes o colaborador pode apresentar um caminho mais prático e otimizado, que diminui os riscos de dar errado. Se você der ouvidos a isso, poderá diminuir as chances de que algo saia do caminho planejado.

3. Aprenda com os erros do passado

Saiba usar os erros do passado como fonte de conhecimento para o hoje. Para isso, apresente quais falhas aconteceram em outros tempos, para que seus colaboradores possam estar cientes delas.

Além disso, ofereça as soluções que foram implementadas no momento em que o erro ocorreu, para que todo o time possa seguir um caminho mais promissor e benéfico.

4. Planeje bem cada serviço

O planejamento também é uma peça-chave na hora de minimizar erros no trabalho. Sem ele, estamos praticamente planejando fracassar. Isso mesmo.

Portanto, foque em estabelecer metas, passos, critérios, prioridades e métodos para cumprir cada demanda de trabalho. Assim, minimizar os erros durante o dia a dia será muito mais fácil.

Pois quanto mais informações de execução você tiver, menor será a chance de você partir para a aleatoriedade, esperando que um resultado plausível aconteça.

Por isso, sente-se com o seu time e planeje o desenvolvimento de cada projeto. Isso fará uma diferença absurda mais tarde.