A expansão é um pilar do contrato de franquia, ao lado do engajamento e da padronização. No final das contas, é fundamental para a saúde da evolução desse modelo de negócio que os empreendedores planejem a expansão de suas marcas visando penetrar em novos mercados e públicos. Por isso que hoje, indicaremos como melhorar a expansão da franquia.
Na sequência, apresentamos sugestões de como melhorar a expansão da franquia:
Embora o investimento externo dos franqueados seja necessário para a expansão da rede, isso por si só não é suficiente para tornar o negócio “vendável”. Muitas vezes, ajustes são necessários para selar a padronização dos procedimentos comerciais antes do lançamento de uma franquia.
O franqueador é obrigado a fornecer aos seus franqueados um programa de treinamento e ferramentas de suporte necessárias. Portanto, o empresário deve avaliar a saúde financeira da empresa durante a fase de configuração da rede.
Com base nessas informações, ele deve criar uma estratégia de crescimento que inclua um plano financeiro adequado.
É imprescindível que o empresário faça um estudo de viabilidade de franquia antes de comprometer o capital necessário para desenvolver o modelo de franquia. A estrutura do negócio é examinada neste procedimento. Ela revisita os ajustes que devem ser feitos antes que o negócio possa se apresentar como uma franquia.
A química profissional entre franqueador e franqueado é crucial para o crescimento de um sistema de franquia. Os direitos e responsabilidades mútuas são definidas e regidas por instrumentos legais obrigatórios.
Existem três documentos principais no contrato de franquia: a circular de oferta de franquia (COF), o contrato de franquia e o documento de divulgação de franquia.
Dica: é sempre bom considerar contratar uma consultoria para montar sua rede de franquias e desenvolver sua estratégia de expansão. Por fim, a assessoria de profissionais especialistas em todas as questões jurídicas relacionadas a franquia. Pode ter um impacto significativo na elaboração do Certificado de Franquia e do Contrato de Franquia.
O treinamento de novos franqueados é uma parte importante do crescimento de uma rede de negócios. Os operadores obtêm o conhecimento necessário para gerenciar com eficácia a unidade de franquia por meio de programas de treinamento.
É crucial que o franqueador esteja acessível durante a fase de treinamento para poder servir como um recurso de conhecimento para seus franqueados.
Você precisa estar atento às tendências do mercado se quiser que sua perspectiva cresça e se quiser se apresentar como um gestor competente que pode transmitir esse conhecimento aos seus franqueados. Aprender é essencial para desenvolver essa habilidade.
Quando se trata de topologias de redes franqueadas, a comunicação é o fio condutor. A manutenção de uma rede saudável depende de linhas de comunicação abertas entre os franqueados e seus franqueados.
É assim que ocorrem as operações diárias da unidade franqueada, como atendimento ao cliente, gerenciamento de funcionários e compartilhamento de solicitações de suporte. É por isso crucial para o franqueador ter fortes canais de comunicação ao expandir a rede.
Manter um nível uniforme de qualidade em uma rede de franquias é uma tarefa difícil. Mas é isso que possibilitará o crescimento da empresa.
No meio da gestão de um negócio, podem surgir mudanças inesperadas. Tudo o que muda deve ser refletido no padrão da unidade. Assim, além do treinamento inicial, o franqueado precisa contar com recursos atualizados para poder atualizar seus conhecimentos sempre que necessário.
O feedback dos franqueados sobre as operações diárias de uma unidade franqueada pode influenciar o curso futuro da rede. Afinal, são eles que interagem com os clientes e os mercados em que estão inseridos.
No entanto, é fundamental que as operadoras entendam como analisar sua própria concorrência e seu público-alvo para identificar problemas e auxiliar no desenvolvimento de soluções
É um desafio para uma rede desenvolver campanhas de marketing exclusivas que atendam às necessidades de determinadas regiões.
O franqueador e sua equipe de marketing podem aprender mais sobre os dados demográficos e as áreas de operação dos franqueados se fornecerem incentivos para que os franqueados tenham uma compreensão mais profunda do papel do negócio em seus respectivos territórios.