Aproveitar os descontos das lojas virtuais é uma satisfação imensa para quem gosta de comprar. Contudo, existem diversas pessoas mal intencionadas só esperando para conseguir seus dados e aplicar golpes. Então, como aumentar a segurança nas compras online?
Por isso, se você quer aprender a se proteger, esse post é perfeito para saber como. Vamos te mostrar as principais dicas para você conseguir comprar com segurança e mantendo seus dados seguros.
Hoje, manter a segurança nas compras online é uma ação que todas as pessoas que compram produtos em lojas virtuais devem ter. Dessa maneira, pessoas mal intencionadas podem usar os seus dados para fazer compras e até mesmo atos ilícitos.
Assim, até que você prove que não cometeu nenhum tipo de delito, a dor de cabeça é grande e você vai gastar um bom tempo até a resolução. Então, a melhor maneira de se garantir é a prevenção. Antes de passar sufoco, preste bastante atenção nas dicas básicas de segurança e sempre se previna.
Atualmente, os golpes nas compras de lojas virtuais ficam cada vez mais elaborados, e os golpistas sempre prontos para conseguir se aproveitar da situação. Se faltar cuidado hoje, pode sobrar problema amanhã, fique esperto.
Existem várias ações simples que você pode tomar na hora de garantir a segurança nas compras online.
Por isso, é importante seguir à risca as regras de ouro da prevenção. Para te ajudar a saber um pouco mais, separamos as principais dicas para você conseguir fazer suas compras e usar a internet de maneira saudável.
Portanto, continue lendo os próximos tópicos, e não deixe de sempre se atualizar sobre o assunto. Separamos algumas dicas importantes para garantir que você possa aproveitar as promoções sem correr riscos.
Fazer compras em sites que não são seguros pode ser uma garantia de problemas mais tarde. Por isso, sempre confirme se as lojas nas quais você compra são seguras, e os sites têm certificados de segurança.
Porém, se você estiver com dúvidas, não se arrisque. Pense sempre que suas informações e dados pessoais são muito importantes para você tomar decisões sem ter certeza de que não terá problemas.
Leia também: Nubank tem SOLUÇÃO para SEGURANÇA nas compras online e você TEM que conhecer
Por lei, hoje todas as empresas que vendem de maneira virtual são obrigadas a deixar os dados visíveis nos sites, de acordo com a Lei geral de Proteção de Dados (LGPD).
Dessa maneira, você pode pegar dados como o CNPJ, endereço e telefone para procurar na internet mais informações. Todos eles precisam estar em algum ponto da página, de forma clara e acessível.
Por exemplo, se a loja possui um endereço físico, ative a vista por satélite do Google e verifique a fachada. Além disso, você consegue com uma pesquisa básica verificar se o CNPJ indicado confere com a loja que está te vendendo o produto.
Se você encontrou a loja pelas redes sociais, fica mais fácil ainda de conseguir encontrar depoimentos de outros clientes. Portanto, você pode ver comentários sobre a entrega, condições do produto, se existe algum tipo de golpe.
O Reclame Aqui também é uma excelente fonte de informações. Essa é uma plataforma onde consumidores relatam experiências ruins com empresas presenciais e online.
Além disso, desconfie de lojas que não tem muitos comentários, ou que todos são de perfis criados recentemente. Se você puder, veja com seus conhecidos se algum deles já comprou produtos na loja, isso pode fazer toda a diferença.
Para que você tenha mais segurança nas compras online, é sempre importante guardar todos os registros que você tiver de contato com a loja. Se trocaram e-mails, se conversaram por WhatsApp, se tem algum chat online.
Essa pode ser sua garantia posterior em caso de não receber o produto, ou de outros tipos de problema. Portanto, sempre capture as telas e nunca apague as conversas até receber seu produto nas devidas condições.
Para realizar alguns tipos de compra, você não precisa nem fornecer mais do que um documento pessoal. Por isso, também desconfie caso alguém peça seus números de cartão, ou outros tipos de informações pessoais.
Nunca forneça seus dados de compras, números ou senhas de cartões. Caso alguém te peça essas informações, entre em contato com as autoridades para fazer um boletim de ocorrência, isso é com certeza um golpe para conseguir seus dados.
Por fim, não deixe de comprar sempre em lojas oficiais e evite problemas com possíveis golpes. Afinal, existem alguns sites que são apenas de fachada para captar vítimas durante as compras, mantenha a atenção em dia.
Leia também: Alerta: Golpe do Pix desvia pagamentos em compras online! Aprenda a se proteger agora
Na hora de assegurar a segurança nas compras online, o bom senso é sempre a melhor arma. Além disso, você também pode confiar nos seus instintos. A regra de ouro é: sentiu qualquer tipo de desconfiança, não compre.
Vale a pena você pesquisar o mesmo produto em outros locais, do que cair em um golpe e perder seu dinheiro. Por isso, não se arrisque em situações que você não se sente confortável.
Ainda, você sempre pode usar a internet a seu favor nessa hora. Pesquise tudo o que puder sobre a empresa e o atendimento. Hoje, o site reclame aqui tem um catálogo de empresas bem completo.
Além disso, você pode usar o Google Maps para procurar endereços de empresas, e a pesquisa do Google para CNPJ e telefones. Então, verifique as redes sociais e os depoimentos de quem já comprou, sempre.
E se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre o assunto, é só acompanhar os conteúdos aqui do blog. Por isso, temos outros artigos sobre dicas de segurança na internet, em vários tipos de serviço, como empréstimos ou cartões de crédito.
Vale a pena tirar um tempo para se atualizar e aprender mais sobre como você pode usar a internet de maneira segura e sem criar dores de cabeça. Aproveite nossos outros tópicos para se manter em dia com as novidades.