Quem mora em locais quentes sabe a importância de um bom ventilador! É um alívio ter um ventilador quando temos que trabalhar, estudar ou simplesmente permanecer em locais quentes e abafados. Mas, o ventilador é uma peça que precisa de higienização constante! Quando é de mesa ou de pé, parece mais fácil limpar, mas, e quando é de teto? Confira então hoje, 22 de fevereiro, as nossas dicas incríveis para aprender como limpar ventilador de teto.
Primeiro, porque, geralmente, é um item negligenciado quando vamos fazer a faxina de casas e escritórios. Segundo, porque sem a devida limpeza, vai acumular poeira e sujeiras que podem prejudicar a saúde, causando ou agravando problemas respiratórios! Em terceiro lugar, porque os resíduos acumulados no ventilador de teto podem estragar o aparelho e até aumentar o consumo de energia.
Pelo menos uma vez por mês, mas, se você mora em locais onde há muita poeira, faça a limpeza quinzenalmente! Esse item acaba acumulando muita sujeira, portanto, ele necessita de higienização recorrente. Sendo assim, é muito importante fazer a limpeza.
Quer saber todos os detalhes de como limpar ventilador de teto? Então confira a seguir todos os detalhes para não errar na hora da higienização do produto.
Leia o manual de instruções! Sim, sabemos que quase nunca se guarda o manual ou se faz uma boa leitura dele! Acredite, é importante ler e guardar tanto quanto a nota fiscal! Mas, se você não guardou o manual, faça o seguinte: procure o local onde você desliga a energia e interrompa a corrente de sua casa. Esse passo é muito importante para evitar tomar choques elétricos!
Separe o seu material de limpeza, como panos úmidos e secos e detergente neutro, esponja macia e escada! Importante: se você tem problema com altura ou insegurança para subir em escadas mesmo pequenas, peça a alguém para realizar estes procedimentos por você!
Certifique-se de que a escada escolhida está em boas condições de uso. Confira se é firme e de uma altura adequada para que você alcance o ventilador sem precisar esticar o corpo na escada.
Comece retirando a poeira com um pano seco. Aqui, você pode colocar uma fronha velha em cada uma das pás do ventilador e, depois, puxar. A poeira ficará dentro das fronhas e não cairá no chão! Uma dica, também, é que você pode ligar o seu ventilador para cima, no modo exaustão, e depois para baixo. Com esse liga e desliga rápido, grande parte da poeira cairá no chão, facilitando o seu trabalho. Feito isso, lembre-se de desligar a energia da casa ou local onde vai limpar o ventilador!
Passe o pano úmido (quase seco) com um pouco de detergente neutro em cada uma das pás e no bojo do ventilador. Depois, pegue um outro pano seco e passe nas pás novamente! Se as pás forem de madeira, passe também um lustra móvel em cada uma delas. Esse produto vai evitar que a poeira fique grudada, pois vai formar uma camada protetora.
Se o ventilador de teto estiver na cozinha, repita o procedimento de passar o pano úmido com detergente neutro para retirar a gordura!
Se o ventilador estiver muito sujo, pode apostar na seguinte misturinha de limpeza: um copo de água, meio copo de vinagre branco e 2 colheres de bicarbonato de sódio! Misture bem até que todos os ingredientes estejam incorporados. Coloque em um borrifador e aplique em toda a hélice/pá do ventilador.
Não precisa deixar agir, é só passar um pano úmido e depois um pano seco! Só ligue a energia e o ventilador depois de ter certeza de que o aparelho está completamente seco! Esse procedimento é ideal para ventiladores que ficam no teto de cozinhas!
Quer conferir umas dicas extras para turbinar a limpeza e garantir um ventilador sem resquícios de poeira? Então acompanhe a seguir:
Agora que você já sabe todos os truques de como limpar ventilador de teto, é hora de colocar a mão na massa e realizar a limpeza.