Você sabe como limpar rejunte do banheiro? A nossa rotina pesada nem sempre permite que possamos dar a atenção necessária a certos pontos da limpeza doméstica. Sendo assim, conhecer técnicas interessantes e efetivas de limpeza é muito importante. Então hoje, 10 de fevereiro, te daremos dicas incríveis de como higienizar o local.
Quem gosta da casa limpinha sabe como é não conseguir limpar o rejunte do banheiro e ter sempre aquelas linhas encardidas. Mas a verdade é que existem algumas formas de limpar os rejuntes e deixar tudo brilhando outra vez. Separamos nesse artigo algumas opções de dicas para quem sofre com este problema para um banheiro limpinho sem muitas dificuldades. E o melhor, para ter o banheiro sempre branquinho com aquele aspecto ainda maior de limpeza!
Antes, para saber quais produtos certos usar, faça um pequeno teste com um algum produto que você tem em casa. Aplique em uma região e verifique se irá deixar alguma mancha. Para regiões menos afetadas você pode fazer a limpeza normal, apenas aplicando alvejante diretamente no rejunte e deixando agir. Feito isso, basta esfregar e fazer a limpeza como de costume.
Lembre-se sempre de fazer uso de luvas de proteção e manter a área bem arejada para evitar dores de cabeça, já que você estará usando produtos químicos fortes. Tome cuidado também com o contato dos produtos com sua pele, pois isso pode te causar sérias alergias.
Para o caso de rejuntes com mofo, sempre aplique água sanitária antes de qualquer misturinha e antes de começar com a limpeza para que todas as bactérias saiam. Tome muito cuidado com o mofo. Ele pode ser prejudicial a sua saúde. Existem também algumas tintas antimofo para regiões mais afetadas que podem ajudar bastante.
Nos casos em que você faz a limpeza do mofo, mas ele continua voltando, talvez seja necessária a avaliação de um especialista para dizer se será preciso fazer mais alguma manutenção, assim o mofo sairá de uma vez.
Para aquelas limpezas em que o básico já não adianta mais, tente fazer essa misturinha com vinagre e bicarbonato. A preparação é muito simples, basta então fazer uma solução utilizando essas duas substâncias e aplicar em todo o rejunte. Em seguida, deixe agir por alguns minutos e faça a limpeza normal. O bicarbonato quando misturado com o vinagre pode ser uma solução poderosa e eficaz para a limpeza mais grossa e tirar manchas.
Outra misturinha caseira potente para retirar a sujeira é a mistura de limão, bicarbonato e vinagre e o uso continua sendo o mesmo. Basta misturar todos os ingredientes e aplicar nas áreas mais afetadas, depois de alguns minutos deixando agir basta esfregar e prosseguir com a limpeza normalmente.
Algumas dicas são importantes para manter uma maior limpeza. Assim, quando você for fazer aquela faxina grossa, será mais fácil deixar tudo limpinho. A primeira dica é não deixar a sujeira acumular para evitar manchas. Então, sempre que vir a sujeira faça a limpeza e tome cuidado também com os produtos usados para não causar estragos maiores.
Uma dica legal também é manter a área do banheiro muito bem arejada sempre com janelas abertas. Principalmente após o banho, para evitar maiores problemas como mofo. A sujeira pode não sair de primeira, mas aplicando essas pequenas dicas a cada limpeza a tendência é que a cada vez mais o rejunte fique mais claro e o mofo já sumindo. Portanto, não desanime e continue sempre na limpeza!
Usar água quente também pode ajudar muito em algumas regiões, isso porque ela ajuda a derreter a gordura e em alguns casos pode tornar a limpeza ainda mais fácil. Tome cuidado para não se queimar e esfregue muito bem com as receitas caseiras para um melhor resultado.
Preste atenção também com o tipo de rejunte que você tem no seu banheiro. Alguns rejuntes, como o porcelanato, possuem cuidados específicos e podem estragar quando em contato com alguns produtos de limpeza. Pesquise sobre o seu rejunte antes de começar com a limpeza e verifique quais produtos podem ser usados no seu caso.
Para casos em que você já tentou de tudo, mas os rejuntes continuam sujos e o mofo crescendo mais e mais talvez seja interessante fazer a troca dos rejuntes por questões de saúde. Isso pois algumas casas mais antigas tem problemas sérios de mofo e infiltração que podem causar problemas respiratórios sérios.