Dicas - Concursos Públicos

Como lidar com a ansiedade pré-prova?

Como lidar com a ansiedade antes de uma prova?

Fazer provas é sim uma tarefa muito estressante. Muitas pessoas estudam anos para determinada prova e, no dia, acabam prejudicando o próprio desempenho por não conseguirem lidar com a ansiedade e com o stress.

O artigo de hoje vai trazer algumas dicas que irão te ajudar nesse processo (que, confie em mim, pode ser muito menos estressante do que você pensa).

Nada de estudar no dia antes da prova!

Muitas pessoas querem usar a véspera da prova para revisar conteúdos. Esses estudantes acreditam que esse último dia de estudos pode otimizar as suas perfomances.

Porém, esse raciocínio pode ser muito errado para certos grupos de pessoas.

Se você é uma pessoa ansiosa, essa estratégia pode ser péssima. Ao revisar na véspera de prova, você ficará tomado pelo cansaço e chegará no dia da sua prova com muito menos energia. Além disso, com certeza você irá sentir aquela sensação de que não sabe nada.

Por isso, tire o dia antes da sua prova para descansar. Faça qualquer coisa que te deixe feliz e relaxado.

Deixe tudo organizado antes da prova

Não deixe para organizar o seu material que deverá ser levado para a prova no dia dessa mesma. Organize com antecedência.

Organizar tudo no dia pode te fazer esquecer algumas coisas essencias que deveriam ser levadas. Isso porque, no dia da sua prova, você já terá motivos suficientes para estar estressado.

Durma cedo no dia antes da prova

Com certeza você deve descansar antes da prova. Porém isso não envolve ficar acordade até muito tarde.

O descanso é fundamental para garantir um bom desempenho. Dessa forma, voce deve, se possível, dormir cedo na véspera da sua prova para descansar o seu corpo e o seu cérebro o máximo possível.

Coloque essas dicas em prática para melhorar seu desempenho na sua próxima prova!