Empreendedorismo

Como impulsionar vendas da franquia

Sabemos que a internet possibilita o aumento de vendas, mas é necessário desenvolver estratégias que efetivem de fato este processo. Por isso que hoje, nós vamos indicar como impulsionar vendas da franquia usando a internet.

Impulsionar vendas da franquia usando a internet — Reprodução Canva

Aprenda de forma definitiva como impulsionar vendas da franquia usando a internet

O marketing digital veio para ficar e resolver vários problemas das empresas, entre eles: impulsionar as vendas. Por isso que apresentaremos na sequência dicas para vender mais utilizando a internet:

1ª Dica: Conheça o seu nicho de negócio e quais os possíveis clientes para impulsionar vendas da franquia

Para conhecer o seu mercado, é preciso que você saiba tudo sobre os seus possíveis clientes para, assim, direcionar estratégias de marketing a este público. Saiba sua idade, seus interesses, suas demandas, necessidades e preferências. Além disso, você precisa saber quais são as mídias sociais que sua possível clientela está presente, bem como o que ela gosta de consumir enquanto tipo de conteúdo.

2ª Dica: Tenha pleno conhecimento sobre o produto que comercializa

Invista na construção de um site ou blog para apresentar o seu produto ou serviço. Além disso, é preciso descrever os itens de maneira bem detalhada, e indicar perguntas e respostas que são mais solicitadas sobre os produtos.

Demonstre que você tem real conhecimento sobre o produto ou serviço e agilize as suas vendas. O consumidor procura sempre por informações mais específicas e destrinchadas sobre os produtos que pretende comprar.

3ª Dica: Tenha clareza da insegurança dos clientes sobre as compras realizadas online

Tenha a confiança dos seus clientes, seja persistente e deixe os clientes mais seguros ao realizar as suas compras.

Para isso, é preciso: 

  • Realizar investimentos em segurança do site: use serviços de proteção, e coloque selos de blindagem no site e no checkout;
  • Tenha um site responsivo: procure eliminar bugs e informações nos dados cadastrais que são desnecessárias, além de deixar o layout limpo, intuitivo e com todos os links em funcionamento;
  • Seja mobile friendly: prepare o seu site para ser aberto em smartphones, fazendo a opção por uma versão que facilite o carregamento e a navegação, no uso de dispositivos móveis.

4ª Dica: Use as técnicas de SEO

Estas técnicas auxiliam o site ou blog a ter maior visibilidade quando procuradas em mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo, entre outros. Assim, é preciso:

  • Buscar palavras-chave específicas para a sua franquia e criar estratégias para utilizar no site ou blog e em todos os seus conteúdos;
  • Seja criativo na elaboração dos títulos e nas descrições para atender às palavras de busca dos clientes e direcionar para a sua página;
  • Estabeleça parcerias com outros sites, para que você consiga colocar alguns links que direcionem para a sua página.

5ª Dica: Utilize o Google Ads a seu favor

Esta ferramenta oferece a possibilidade de anunciar a sua franquia nos resultados do Google. Assim, quando as pessoas buscam pelo seu produto, a sua página será apresentada nos resultados.

6ª Dica: Aproveite os marketplaces para apresentar os seus produtos e/ou serviços

Entre os marketplaces mais conhecidos, tem-se: Submarino, Mercado Livre, Magalu, OLX e Facebook. Funcionam como sendo um portal de vendas online com credibilidade e que vendem produtos de sites menores.

Dessa forma, se torna possível aproveitar o marketing realizado pelos marketplaces para comercializar os seus produtos.

7ª Dica: Procure oferecer descontos e promoções que são atrativas para os clientes

Quem não gosta de um desconto ou promoção? Utilize esta estratégia para converter clientes em vendas. Exemplificando:

Anuncie nas redes sociais algum desconto, para quem fizer um print da tela com a promoção e for em sua franquia em determinado dia e horário. Outra opção seria oferecer descontos na primeira compra, ou descontos sucessivos para quem já é cliente da franquia.

8ª Dica: Saiba que o QR Code pode ter mais utilidades do que somente o pagamento de contas

Esta técnica de acesso ao seu site já está sendo divulgada em algumas propagandas de produtos na televisão, onde você posiciona a tela do seu smartphone no QR Code oferecido e faz o acesso aos sites que você deseja.

Além disso, é possível facilitar os cadastros, eliminando a necessidade de realizar o login, tornando mais simples a realização do pagamento utilizando o smartphone, evitando desta maneira, a retenção de dados sobre os clientes.

Por fim, siga as nossas dicas para impulsionar vendas da franquia usando a internet! Não desperdice esse mundo aberto que é o comércio digital! É mais fácil do que você imagina e não precisa de muito investimento para começar a dar os seus primeiros passos no ramo!