Empreendedorismo

Aprenda a identificar uma franquia lucrativa

Nos dias atuais, muitas pessoas pensam em ser dono do seu próprio negócio. Dessa forma, a compra de franquias é uma das formas de investir e lucrar com o investimento. Por isso que hoje nós vamos ensinar como identificar uma franquia lucrativa. Saiba mais sobre empreendedorismo!

Aprenda a identificar uma franquia lucrativa

Afinal, como identificar uma franquia lucrativa? Este artigo serve para você que está pensando em como investir numa franquia que dê retorno financeiro e, de preferência, de forma rápida. Este estudo deve ser bem criterioso, pois todas as informações que você precisa ter sobre a franquia escolhida são de fundamental importância quando a intenção é investir. 

Entre as principais informações que você precisa ter sobre a franquia pretendida, uma importante é, inicialmente, se o negócio é aquele que você sonha. Afinal, de nada adianta você comprar uma franquia onde o negócio dela não é de seu interesse. Então, você precisa gostar do ramo.

Na sequência, você precisa conhecer as regras do contrato de franquia, para não ter surpresas com regras que você não concorda. Como, por exemplo, os valores necessários para investimento.

Após essas informações iniciais, vamos analisar os itens de uma franquia lucrativa.

Realize uma análise sobre as possibilidades de lucro

Você precisa considerar que um investimento em uma franquia leva um tempo para retornar. É o que se chama de prazo de retorno. Assim, normalmente em investimentos de pequeno valor, o prazo de retorno do investimento é menor, e as chances de começar a lucrar são mais rápidas. Caso contrário, em investimentos maiores, as chances de recuperar o investimento inicial são mais demoradas, e o lucro também demora mais para vir.

Assim, o investidor em franquias precisa estar mais preparado em termos financeiros para demorar mais para obter o retorno do investimento e começar a lucrar.

Outro fator é considerar que a lucratividade seja 100% garantida. Aí entra a sua estratégia de venda, os investimentos em marketing e o aumento da visibilidade do negócio.

Entender os valores do faturamento médio e dos outros números

Para identificar uma franquia lucrativa, você precisa ir além do valor do investimento e do lucro. Precisa estudar sobre o faturamento médio, os royalties, as taxas, custos com publicidade, entre outros.

O estudo envolve exatamente valores que você vai gastar com o investimento e durante o negócio, para mantê-lo funcionando. Assim, você terá ideia de qual será o investimento total para que o negócio funcione de forma adequada. Então de nada adianta você fazer o investimento inicial, comprar a franquia e depois não ter como deixá-la funcionando.

Outra questão é saber como a franquia irá ajudar com estes outros custos. Como, por exemplo: você precisa investir em propaganda ou a franqueadora faz a propaganda do produto franqueado? Questões como essa precisam ser respondidas.  

Procure conversar com outros franqueados

Procure conversar com outros franqueados – Reprodução Canva

Outros franqueados da mesma franquia podem contar sobre as suas experiências, funcionamento, pontos positivos e negativos da franquia. É a aposta no tempo e na experiência dos outros franqueados. 

Além disso, você pode saber com os outros franqueados como o mercado se comporta e aceita os produtos, bem como maneiras mais experientes de trabalhar com o produto. 

Se essa franquia interessa, o importante é pôr a sua identidade no negócio. Afinal, saber como os outros fazem pode dar ideias para você fazer diferente. Assim, apesar de ser a mesma franquia, você pode fazer diferente.

Crie suas próprias estratégias de negócio

Mesmo que a maioria das franquias ofereçam treinamento de como trabalhar com a franquia, é importante para você conhecer melhor o produto que irá vender. Entretanto, procure ser e agir diferente. Coloque em prática as suas estratégias e diferencie o seu negócio.

Procure novas estratégias para abordar os clientes, planeje suas ações e estabeleça suas próprias metas. Mesmo que para isso você precise transformar a crise em oportunidade. Dessa forma, crie soluções para encarar os problemas diários e se mantenha auto motivado sempre.

Tenha sempre em mente que o seu negócio precisa de investimento pessoal, motivação e envolvimento diário para ter lucratividade. Então, faça diferente dos demais. Crie estratégias diferenciadas. Conheça a franquia e os produtos que você venderá de forma que só você saiba.

Envolva-se de corpo e alma no negócio. Tente a cada dia ser melhor do que o anterior. Acredite que você pode. 

Uma franquia lucrativa, depois de detectada, só depende de você para dar certo.  

Então, esperamos que nossas dicas sobre empreendedorismo te ajudem a entender esse mercado. Assim você pode dar o ponta pé inicial para investir em seu empreendimento.