A escalabilidade não é exatamente um conceito novo no mercado. Na atualidade tem sido considerado escalável um conjunto de diversos fatores.
Uma empresa escalável é uma empresa que cresce ao passo que não precisa investir muito em sua infraestrutura. Sendo assim, um negócio escalável é um negócio lucrativo.
Por isso, muitas empresas têm investido nessa vertente com o objetivo de tornar o negócio escalável. No entanto, será que é possível tornar uma empresa escalável ou uma empresa já nasce na escalabilidade?
Essa pergunta pode ter muitas respostas. Porém, muitas empresas não escaláveis estão aderindo a escalabilidade como conceito dentro do seu segmento de atuação.
No entanto, não são tantas as mudanças necessárias para que uma empresa possa aderir a escalabilidade. Muitas vezes, adotar um sistema que ampare suas demandas de crescimento já é uma forma de gerar a escalabilidade.
Como por exemplo, o conceito Omnichannel, haja vista que através dessa implementação a empresa atende às demandas internas de forma muito mais rápida. Assim, podendo negociar com mais clientes até mesmo, pela diversidade de canais, aumentar as suas vendas.
Além disso, armazenamento em nuvem é uma tendência de mercado que gera escalabilidade. Já que possibilita diminuir os custos com infraestrutura interna. sendo assim, pequenas alterações e até mesmo pequenos investimentos podem ser muito benéficos no mercado atual para que a empresa cresça. Ao passo de que seu custo com a infraestrutura diminua, mas de forma segmentada e direcionada.