Empreendedorismo

Como funciona a franquia

O mercado financeiro vem mudando o direcionamento dos seus negócios e, com isso, o ramo de franquias tem se tornado um importante alvo de investimentos. Por isso, vamos entender como funciona uma franquia, além de apresentar dicas para quem está começando.

Esse setor é um grande objeto de estudo de analistas financeiros e já possui bons resultados que evidenciam segurança e um considerável grau de consolidação. A estratégia principal desse modelo de negócio é a padronização do método operacional que garante o funcionamento, a construção organizacional e estrutural, as burocracias de transferências e a gestão empresarial da unidade construída. 

As franquias são empresas que atuam em vários segmentos de negócio que vão desde o setor educacional até o de vestuário. Assim, uma franquia é um negócio em que o método de operação é copiado e transferido para um ponto comercial específico, desde que haja autorização pela empresa que criou o modelo original e que detém os direitos sobre o uso daquela marca.

Entenda como funciona uma franquia — Reprodução Canva

Sistema de franquias

Para saber como funciona uma franquia, saiba que ela atua como uma ponte entre determinada marca e o investidor interessado no serviço oferecido. Essa relação é codependente, de modo que permite uma atuação mais autônoma tanto da empresa quanto do investidor, mesmo que seja um tanto limitada. 

A marca costuma ter mais liberdade, além de dispor de uma série de restrições para com o franqueado. Porém, contanto que haja um respeito às normas e às diretrizes da empresa, o investidor possui bastante independência para instalar, gerir e promover desenvolvimento para a sua própria unidade.

A relação entre investidor e empresa

Primeiramente, o empreendedor precisará disponibilizar de um capital inicial de investimento. Esse é o sinal que oficializa a compra da franquia, para que a unidade possa ser implantada.

Assim, a franquia oferece todo o suporte para o franqueado melhorar as suas competências profissionais. Dessa forma, é possível desenvolver a capacidade de administrar a unidade de acordo com a metodologia da empresa. O suporte inclui: treinamento de equipe, disponibilização de projetos, assessoramento organizacional e burocrático, acompanhamento de obras, ensino sobre público alvo e funcionamento de mercado, etc.

O objetivo de todo esse apoio é a garantia do cumprimento de termos previamente estabelecidos no contrato inicial. Dessa forma, se evitam prejuízos na rede por conta de erros sustentados pela falta de informação.

Onde o capital vai?

Ao se tornar franqueado, você vai pagar todas as taxas necessárias para receber o suporte disponibilizado.

A taxa mais comum é a Taxa de Franquias, que permite que o investidor use a marca e venda os seus serviços. Além disso, inclui o assessoramento jurídico e de capacitação que será oferecido pela franqueadora. Dessa forma, é preciso desembolsar um valor único, mas a quantidade varia de acordo com o que foi pré-estabelecido legalmente.

Outra tarifa frequente diz respeito aos royalties, que basicamente têm a função de manter os direitos admitidos pela Taxa de Franquias. A cobrança costuma ser mensal e os valores podem variar muito. Sendo assim, esses termos são revisados no momento de contratação e não podem ser reajustados sob nenhuma circunstância, mesmo que ocorra mudanças no faturamento da unidade.

O que é capital de giro

É um conceito relevante no ramo, pois viabiliza o funcionamento da unidade do franqueado. Desse modo, o capital de giro é um valor de reserva do investidor e se destina para a manutenção de custos e para aumentar a rentabilidade do negócio.

Esse dinheiro, então, servirá para manter os gastos diários, custear possíveis imprevistos e reformas, realizar renovação de estoque, remunerar funcionários, etc. Sendo assim, esse cenário irá permanecer até o momento em que a unidade consiga se sustentar e comece a gerar lucros.

Prazo de retorno

É o período de tempo necessário para que o franqueado tenha um retorno dos seus investimentos e consiga acessar os lucros reais da unidade. O tempo exato irá depender do segmento escolhido e da própria franquia disponível. Alguns prazos são mais curtos, durando cerca de 3 meses, outros são mais longos e costumam durar entre 24 e 36 meses. Entretanto, os intervalos normalmente variam entre 6 e 18 meses. 

A estimativa do prazo de retorno é puramente estatística e se baseia em cálculos que incluem todos os valores citados anteriormente.

Hoje você aprendeu sobre como funcionam franquias e informações fundamentais para decidir se você deveria abrir a sua! Caso ache necessário, volte neste artigo sempre que quiser para tirar outras dúvidas ou, quem sabe, repassar às pessoas que você sabe que gostaria de ler sobre isso!