Saúde e Bem Estar

Como funciona um teste de gravidez de farmácia?

Entender o teste de farmácia é mais simples do que parece.

Você sabe como funciona um teste de gravidez de farmácia? Quer entender sobre o mecanismo do teste, para compreender quais são as chances de acerto ou erro? Então não deixe de acompanhar nosso conteúdo!

Unimos as principais dúvidas sobre o tema para lhe ajudar a interpretar melhor o seu teste de farmácia. Acompanhe e entenda.

Como fazer o teste de farmácia?

Para garantir mais fidedignidade no resultado, especialistas recomendam que o teste deve ser feito pela manhã, ao acordar, no momento em que a mulher irá urinar pela primeira vez no dia.

Não há a necessidade de coletar a urina em um potinho, mas sim, grande parte dos testes de farmácia permitem que a caneta seja posicionada diretamente no jato. Assim, a mulher poderá usar o banheiro como de costume, apenas encaixando a “caneta” de teste com a parte absorvente tendo o contato direto com a urina.

Cabe salientar que o teste não deve ser feito com a água do vaso sanitário misturada à urina. Mas sim, é preciso que o contato seja direto com a urina da mulher, sem nenhum tipo de diluição. Isso, pois, se a urina for diluída, as chances de ocorrer um falso negativo, são grandes.

  • Observação: Apesar de haver a recomendação de que o teste seja feito pela manhã, ele pode também ser feito a qualquer hora do dia. A recomendação é dada apenas porque, pela manhã, a quantidade de fração do hormônio presente na urina tende a ser mais concentrada.

Como funciona um teste de gravidez de farmácia?

O funcionamento do teste é bastante simples. Apenas o contato do teste com a urina da mulher já será o suficiente para saber se ela está grávida, ou não.

Os testes são responsáveis por medir a fração do hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG), que é produzido durante a gestação.

Esse hormônio aparecerá na urina a partir do momento em que é secretado pelo trofoblasto, sendo que esta é a estrutura do embrião responsável pela sua interação com o útero, que dará origem à placenta logo depois.

Essa interação ocorre cerca de 5 dias após a fecundação. A partir desse momento, os níveis de HCG crescem de maneira rápida, dobrando a quantidade a cada 48 horas.

Assim, o teste, que possui anticorpos que encontram o HCG presentes na urina da mulher, reage ao hormônio, unindo-se a ele e formando um novo composto que, mais tarde, dá origem à segunda listra.

Como interpretar o resultado do teste?

Para saber se o teste é positivo, basta observar o aparecimento das listras. Se após 5 minutos da coleta de urina, aparecerem duas listras, significa que a mulher está grávida.

Entretanto, se apenas uma listra aparecer, significa que a coleta de urina aconteceu adequadamente, no entanto, a mulher não está grávida.

Do mesmo modo, se nenhuma listra aparecer, significa que a coleta da urina não aconteceu como deveria, e os dados não foram suficientes para formar um resultado conclusivo.

O teste é 100% garantido?

Estima-se que um teste de gravidez de farmácia possui 99% de chances de acerto, mas caso a mulher ainda se sinta insegura com o resultado, o exame de sangue pode ser requerido para uma conclusão ainda mais precisa.

Veja também: O que fazer diante de uma gravidez indesejada?