Score, lista de proteção ao crédito, nome negativado. Já ouviu falar de tudo isso? Todas elas têm algo em comum: são ferramentas e informações de um tipo de instituição chamado birô de crédito.
O birô de crédito é uma empresa que reúne uma série de informações sobre o histórico financeiro das pessoas. Dessa forma, ela é consultada por diversas instituições na hora de conceder (ou não) crédito. Abaixo, a matéria do Notícias Concursos desta segunda-feira (28) explicará melhor sobre isso.
Birô é um tipo de empresa que registra o histórico pagador de uma pessoa, como se fosse um grande banco de dados de pagamentos. Se uma pessoa atrasa uma conta ou contrai uma dívida, por exemplo, essa informação vai para os birôs.
Por isso, costuma-se dizer que os birôs são empresas de proteção ao crédito. Isso porque se uma pessoa pedir crédito a uma instituição, os birôs serão consultados para que ela tenha mais informações sobre o histórico pagador de seu cliente. A partir dos dados dos birôs, as empresas que oferecem algum tipo de crédito podem fazer suas análises para conceder ou não empréstimos, cartões de crédito, financiamento, etc.
Um birô de crédito acessa dados de fontes públicas e privadas, como lojas, bancos, operadoras de cartão, redes varejistas, concessionárias de água, luz. Tudo isso para ter informações completas sobre o histórico do consumidor.
Os birôs de crédito também são responsáveis pela inclusão automática dos brasileiros no Cadastro Positivo. Esse é um histórico do comportamento do consumidor cujos dados identificam “bons pagadores”.
O Cadastro Positivo reúne várias informações sobre os pagamentos, empréstimos e financiamentos e dá às instituições mais informações sobre os consumidores. Isso acontece mesmo que eles nunca tenham sido seus clientes.
Em abril de 2019, foi sancionado o Projeto de Lei para incluir automaticamente todos os cidadãos na lista do Cadastro Positivo. Quem não quiser fazer parte, precisa optar por sair. Antes, o consumidor precisava decidir aderir ao Cadastro.
O score é um indicador de perfil financeiro e pode ser consultado nos birôs de crédito. Ele tem uma pontuação que varia entre 0 e 1000 e indica a probabilidade de alguém atrasar ou não o pagamento de uma conta.
Essa pontuação é considerada por instituições financeiras e empresas antes de concederem qualquer tipo de crédito. Ou seja, quando consultam os birôs, as instituições financeiras avaliam o score dos clientes.
Quanto mais próxima a pontuação estiver de 1000, melhor é o perfil financeiro da pessoa e, portanto, maiores as chances de ter um pedido de crédito aprovado. Por outro lado, quanto menor a pontuação, maiores as chances de ela atrasar uma conta. Portanto, de ter um pedido de crédito negado.
Vale destacar, no entanto, que o score e a consulta no birô de crédito não são os únicos elementos analisados. Cada instituição tem seus próprios critérios para conceder crédito e o score costuma ser um de vários fatores.