Durante a semana ou quinzenalmente sempre acaba surgindo a necessidade de limpar mais vorazmente os utensílios da cozinha, principalmente devido ao acúmulo de gordura local. Com isso, surge a necessidade de encontrar uma solução caseira para arear panelas, já que elas são as mais afetadas.
Às vezes, a sujeira fica tão impregnada, que começam a aparecer até mesmo aquelas manchas amareladas no seu querido material de inox. Consequentemente, gerando uma leve preocupação. Porém, não é preciso desespero, pois existem métodos muito eficazes para resolver essa questão.
Via de regra, preparar a solução caseiro é muito simples e prático de ser feito. Principalmente que os ingredientes são de fácil acesso e que talvez já tenha disponível na sua dispensa. Portanto, evitando a necessidade de comprar e, com isso, tornando toda essa limpeza muito barata.
Sendo assim, a solução caseira para arear panelas ganha vantagem em relação aos produtos industrializados. Como bônus, a mistura também pode servir para limpar fogões, fornos, paredes e qualquer parte da cozinha que possua um acúmulo de gordura.
½ litro de vinagre de álcool;
½ litro de detergente neutro;
12 gramas de sal iodado;
1 palha de aço ou esponja.
100ml de vinagre de álcool;
100ml de detergente neutro;
5 gramas de sal iodado;
1 palha de aço ou esponja.
Primeiramente, você deve colocar a quantidade de detergente (aquele transparente ou amarelo) em um recipiente de sua preferência. Então, em seguida, acrescentar o mesmo volume do vinagre de álcool. Por último, adicione as gramas do sal iodado e misture bem até que esteja completamente dissolvido.
Lembrando que este produto pode ser útil para muitos outros contextos. Visto que a sua ação se estende para outros objetos da cozinha. De todo modo, a sua solução caseira para arear panelas já ficou pronta para deixar tudo um brilho.
Aqui, a ferramenta mais ideal é a palha de aço, pois o seu material é mais adequado para limpar o inox, principalmente. Porém, caso só tenha a esponja comum, é possível utilizar que o efeito final será o mesmo. Na realidade, apenas será necessário um pouco mais força na hora de esfregar.
Assim, você irá mergulhar a palha de aço na mistura e, no próprio recipiente. Então, retirar um pouco do excesso apertando com a mão, mas sem exageros. Logo depois, coloque sobre a superfície do material e comece a esfregar em movimentos circulares e contínuos.
Para mais, é interessante realizar o processo uma vez para remover os acúmulos mais grosseiros, enxaguando com água. Inclusive, nesse momento já será possível observar uma diferença significativa. Com isso, após lavar o excesso, será preciso mergulhar a palha mais uma vez na solução caseira para arear panelas. Desse modo, você repetirá todos os passos, porém com mais atenção aos detalhes.
Na verdade, não! Todos os tipos podem ser usados, seja de aço inox, de alumínio, antiaderentes etc. Afinal, não há nenhum componente corrosivo entre os ingredientes. Isto é, não há motivos para retirar a cor, criar ferrugem ou simplesmente estragar.
Em algumas ocasiões, como com algumas opções de alumínio, pode acabar sendo necessário aplicar a solução caseira para arear panelas diretamente sobre o material. Logo, sendo necessário fazer uma limpeza com mais vigor. Porém, nada que seja prejudicial para os utensílios da cozinha.
Então, o ideal é sempre fazer na opção de maior quantidade, exatamente para que a mistura renda mais. Além disso, mantenha o seu uso de maneira mais contínua, evitando que tudo volte a ficar muito encardido e de difícil lavagem.
No entanto, as vezes algumas pessoas precisam economizar os itens, como o vinagre. Por isso, a opção em menor quantidade fica mais viável. Ou seja, o mais importante critério é a própria realidade de cada um para que não haja falta de mantimentos.
Por fim, é possível guardar essa solução caseira para arear panelas dentro ou fora da geladeira, já que não há perda de sua ação em nenhuma das situações. Porém, se o tempo de armazenamento for muito longo, é interessante não deixar do lado de fora para evitar reações do vinagre.