Manter a arrumação na cozinha pode ser demorado e cansativo. Pois, nela encontramos muitos utensílios e objetos que facilmente saem do lugar.
Pensando nisso, hoje nós contaremos como fazer para organizar a cozinha em 5 passos. Leia até o fim, e descubra que, seguindo esses passos, arrumar a cozinha pode ser mais rápido e mais fácil do que você imagina.
O primeiro passo para a organização da cozinha é a limpeza. Por isso, deixe a preguiça de lado, coloque uma música animada e mãos à obra. Assim, limpe tudo, lave o chão, limpe o forro, as janelas, por dentro e por fora dos móveis e as paredes.
Também realize a limpeza de todos os utensílios, panelas, pratos, copos e itens decorativos. Enfim, deixe tudo limpinho e brilhando.
Em seguida, separe todas aquelas coisas que você não usa e que estão só fazendo volume, ajudando na desordem. Portanto, se livre delas.
Além disso, cheque a geladeira e o armário de mantimentos. Logo, faça uma limpa nos alimentos vencidos, estragados ou que você não vai mais utilizar. Pois, para manter a organização de um ambiente, menos é sempre mais.
Após tudo limpo e higienizado, é hora de colocar todas as coisas no seu devido lugar.
Para que você possa identificar os objetos rapidamente na hora de utilizá-los e ter a organização desejada em sua cozinha, faça isso. Inicialmente, separe todos os utensílios por categorias para guardá-los.
Após isso, separe os pratos, copos, panelas e talheres e guarde cada item no seu lugar e agrupados de acordo com sua classe.
Uma dica super legal que vai facilitar muito sua vida, é adquirir suportes para pratos e separadores de gavetas. Pois, ajudará a identificar todos os itens.
Além disso, separe um tempo para você pensar na disposição dos objetos. Faça isso, de acordo com suas práticas e sua personalidade. Pois, se você guardar suas coisas em locais que são complicados, provavelmente, não devolverá e isso colocará em risco sua organização.
Se você tem uma cozinha pequena e não tem muito espaço de armazenamento para guardar suas coisas, não se preocupe, pois nós temos a solução.
Mesmo que o espaço seja limitado, ainda existem alguns truques que podem ser feitos para acabar de vez com esse problema.
Aliás, existem muitos espaços mortos na cozinha, ou seja, espaços que não são utilizados por falta de criatividade ou de conhecimento. Por exemplo, as paredes e portas dos armários.
Mas você pode adicionar nichos, prateleiras, suportes organizadores, barras com ganchos e aramados nesses espaços mortos. Assim trará maior otimização para o ambiente e ganhará mais espaço de armazenamento.
Fazer isso facilitará na organização, na reformulação da disposição dos utensílios e até mesmo, na decoração da sua cozinha. Pois, além de muito práticos, esses itens estão disponíveis em várias cores, modelos e tamanhos. Desse modo, você escolherá o que mais gostar e que mais combina com a sua cozinha.
Os temperos e mantimentos também ficarão mais organizados e mais práticos na hora do uso se você separá-los por categorias.
Por isso, organize tudo conforme sua necessidade e guarde em locais de fácil acesso para que você possa utilizar e guardar novamente sem muito esforço. Isso garantirá que não fique jogado em qualquer canto, mantendo a ordem da sua cozinha.
Outra coisa que você pode fazer para guardar os temperos, é colocar em potes de vidro decorativos. Então, além de deixar tudo no lugar certo, potes de vidro com temperos são lindos e sofisticados e deixarão sua cozinha mais bonita e decorada.
Muitas pessoas esquecem da geladeira na hora da organização da cozinha. Porém, manter a limpeza e a ordem do eletrodoméstico é fundamental para quem quer ter uma cozinha sempre em ordem.
Deixá-la sempre limpa e arrumada oferece uma visualização melhor dos alimentos. Consequentemente, evita o estrago e desperdício. Além do que, ter uma geladeira organizada deixa seu dia-a-dia muito mais prático.
Sendo assim, guarde os alimentos que estragam mais facilmente nas prateleiras de cima, os alimentos prontos nas prateleiras do meio e as frutas, verduras e legumes nas gavetas.
Além disso, deixe as portas para as bebidas e temperos e o congelador para carnes, feijão cozido ou outras coisas que precisam ser congeladas para manterem a qualidade.
Agora que você já sabe como fazer para organizar a cozinha em 5 passos, é só colocar todas as nossas dicas e truques em prática. Desse modo, você nunca mais sofrerá com a desordem e a falta de praticidade em sua cozinha.