Saber fazer um resumo bom e eficiente é fundamental quando estamos estudando para a prova do ENEM ou para os vestibulares.
Isso porque, esses exames abordam diversos livros em suas perguntas. Assim, você deve ser capaz de realizar um resumo bom e que contenha as principais informações da obra em questão.
Resumir uma obra não significa simplesmente separar e anotar partes do livro que eventualmente possam ter chamado a atenção. Isso porque, ler atentamente e ler mais de uma vez são etapas que fazem parte do processo de resumir adequadamente um livro ou um texto.
Ainda, mais do que ler, é preciso também entender aquilo que foi lindo, com o objetivo de, após essa etapa de compreensão, se possa colocar no papel um novo texto, em formato menor, uma síntese do conteúdo com as próprias palavras.
Resumir implica também em buscar os conceitos e as ideias fundamentais da obra, além de seus pontos mais importantes.
Quem está resumindo deve ter a capacidade de organizar de maneira lógica as principais ideias do texto, antes mesmo de começar a colocá-las no papel. Assim, preste atenção, ao longo da leitura, nos pontos mais relevantes do livro.
Devemos destacar também que o resumo deverá ser utilizado como uma rápida referência àquele que o estiver lendo, fazendo com que a memória do leitor seja reativada com o conteúdo que eventualmente já tenha sido lido.
Muitos confundem o resumo com a resenha, mas os dois tipos de texto são diferentes.
A resenha deve sempre contar com a opinião daquele que a escreve. Assim, dependendo do assunto, uma pesquisa poderá ser necessária para que o autor da resenha tenha subsídios para elaborar a sua opinião pessoal.
A opinião poderá também ser apresentada em forma de crítica, o que é importante para a conclusão da resenha.
Já no resumo, por sua vez, o autor deverá ficar atento à obra, deixando de lado qualquer possibilidade de opinar ou criticar o que está sendo resumido (o livro). Ainda, o resumo vai sempre ter como características principais a imparcialidade e a objetividade.