Atualmente, o WhatsApp é mais do que um aplicativo de mensagens. Milhares de pessoas usam para fechar e encaminhar acordos profissionais, para gerar novos contatos e marcar o progresso em projetos.
Por isso, é muito importante fazer o backup do WhatsApp, para garantir que essas mensagens importantes sejam conservadas. Essa é a ferramenta que vai permitir que os dados sejam transferidos entre celulares e sobrevivam o tempo necessário.
Além do uso profissional, muitas mensagens pessoais e familiares são trocadas, como fotos de crianças e informações sobre parentes e amigos que estão em diferentes lugares do mundo, que ficam conservadas nas conversas do aplicativo.
Neste texto, saiba como fazer o passo a passo sobre como fazer backup do WhatsApp e conservar as suas conversas importantes e evitar o risco de perder esse material que é tão importante.
O que é necessário
Alguns pontos são fundamentais para fazer o backup do WhatsApp e devem ser sua primeira preocupação na hora de fazer essa ação em seu aparelho celular. Não existe nenhuma demanda complexa, mas é importante estar de olho
Inicialmente, é necessário ter uma conta Google logada no aparelho e com espaço disponível no Google Drive. Isso porque, é lá que o backup ficará armazenado e pronto para ser recolocado em outros aparelhos.
Também é necessária uma boa conexão com a internet, já que suas conversas serão baixadas e armazenadas em um arquivo na nuvem. O ideal é fazer em uma banda larga de qualidade e sem intermitências no sinal Wi-Fi.
Como fazer o backup
Você também pode selecionar o backup criptografado de ponta a ponta. Para isso, basta selecionar a opção Backup criptografado de ponta a ponta no momento em que selecionaria o backup no Google Drive.
Depois disso, você terá que criar uma senha para o backup criptografado. Para isso, você deverá confirmar e avançar nas etapas seguintes que serão apresentadas na tela, até gerar um código de segurança para o seu backup.
Essa opção é mais segura e garante que seus dados estejam escondidos e preservados no arquivo de backup, e ninguém além de você terá acesso a eles. No momento de ativar um backup criptografado você terá que colocar essa senha.
Como ativar o backup
O principal benefício do backup do WhatsApp é ter a capacidade de recuperar as conversas quando trocar o aparelho de celular de forma simples e muito acessível. Essa ativação deverá ser feita logo no momento em que você baixa o aplicativo no celular novo.
O primeiro passo após a instalação é colocar o seu número de telefone, que deve ser o mesmo utilizado no outro celular, assim como a conta Google, que deverá ser a mesma do backup. Quando a conta for identificada, selecione a opção restaurar e isso começara o processo de download e instalação do arquivo de backup. Quando isso for concluído avance, e você terá acesso às suas conversas antigas.
O processo é muito simples e seguro, e não existe motivo algum para você não começar a utilizar o backup do WhatsApp e garantir que todas as suas mensagens e conversas estejam protegidas e prontas para o uso, mesmo em caso de troca de aparelho.
Vamos listar a seguir algumas utilidades de fazer o backup do WhatsApp e ter a garantia de que suas trocas de mensagens estejam protegidas e guardadas para qualquer necessidade no futuro.
Garantia profissional
É muito comum trocar mensagens importantes sobre o trabalho e grandes projetos no aplicativo de mensagens. Elas guardam informações sérias, contatos de fornecedores e parceiros em ações e até extratos que vão ser fundamentais no controle de contas.
Então, com o backup, você poderá ficar seguro de que, mesmo se seu celular tenha algum defeito ou seja perdido, suas conversas estarão protegidas e seguras, prontas para serem acessadas em seu novo aparelho, e apenas com a sua senha.
Memórias familiares
Todo mundo já perdeu um celular de forma surpreendente e inesperada, e acabou perdendo memórias importantes de sua família e de amizades. Conversas marcantes, fotos de encontros e das crianças podem ser perdidos para sempre sem o backup.
Com essa ação simples, todas essas lembranças vão estar conservadas e prontas para serem acessadas em qualquer momento, de forma simplificada e natural. Vale muito a pena ativar o backup agora mesmo.
As dicas passadas nesse texto devem facilitar muito a aplicação do Backup e a garantia de que o processo será seguro e confiável, além de facilmente recuperado na hora da troca do aparelho. Essa segurança é fundamental no mundo conectado em que vivemos.