Evitar retrabalho pode lhe ajudar a ter uma rotina muito mais proveitosa e produtiva. Afinal, você será capaz de concluir uma tarefa por vez, ao invés de ter que revisitá-la e ajustá-la de tempos em tempos.
Embora alguns ajustes e aprendizagens sejam necessários, muitas vezes o retrabalho está associado a uma comunicação ruim, à falta de organização e até mesmo à desatenção.
Neste conteúdo, no entanto, nos ateremos ao segundo ponto: quando o retrabalho não está relacionado à aprendizagem, mas sim, com algo que pode – e deve – ser melhorado. Vamos lá?
Evitar retrabalho é o primeiro passo para aproveitar mais o seu dia a dia. Quando você se atenta à cada passo de uma tarefa, as chances de cometer equívocos são muito menores. Por isso, elencamos alguns pontos que podem lhe ajudar nesse objetivo. Veja:
Alguém passou alguma tarefa para você, mas alguma coisa parece estranha ou incompreensível? Então pergunte. Se não entender, pergunte de novo. E assim por diante.
O retrabalho pode ser provocado pela falta de perguntas na hora de colher informações sobre o serviço. Assim, você acaba seguindo uma intuição que não vai de encontro ao que o seu cliente quer. Por isso, sempre pergunte sobre o projeto, antes de começá-lo.
Já colheu bastante informações sobre o serviço/tarefa? Então liste todos os passos (por menores que sejam!) para concluí-lo. Detalhe cada etapa do processo, pois assim você visualiza, de maneira prática, tudo que deve ser feito, sem correr o risco de esquecer-se de algo importante.
Com todos os passos em mãos, é hora de buscar as referências para cada um deles. Pode ser em livros, vídeos, podcasts, artigos da internet, entre outros. O importante é munir o seu cérebro com ideias para evitar retrabalho e assim construir um projeto sólido e consistente.
Cada tarefa requer uma habilidade, correto? Pois bem. Uma forma de evitar retrabalho é justamente apostando no aprimoramento das suas habilidades. Esteja sempre se desenvolvendo e atualizando-se, para assim conseguir acompanhar as tendências do mercado e sempre entregar resultados interessantes.
Acompanhar os prazos em sua agenda também é fundamental. Assim você consegue iniciar o projeto com uma antecedência hábil, capaz de fazer com que você conclua a tarefa sem “atropelar” nenhuma etapa. Afinal, lembre-se daquele ditado que diz que “a pressa é inimiga da perfeição”. Por isso, comece o quanto antes e não deixe as suas tarefas para cima da hora, combinado?
A proatividade também deve ser explorada se você quer evitar retrabalho. É a partir dela que você começa a ter novas ideias para os seus serviços, aprimorando as suas entregas e gerando ainda mais satisfação com os resultados.
Para isso, procure sempre pensar em como você pode ir além e de qual maneira pode aprimorar ainda mais o que você tem feito. Como consequência, você terá projetos muito mais completos e valiosos. Estimule-se dessa forma.