Quando a época de festas de fim de ano se aproxima fica complicado de estudar com aquela vontade de antes, não é mesmo?
Isso é super normal, afinal, são dias nos quais normalmente as famílias ficam mais juntas. Claro que com a pandemia que estamos vivendo, receber visitas não é algo recomendado, mas ainda assim o clima de descanso toma conta da cabeça.
Selecionamos algumas estratégias para você continuar estudando mesmo com a chegada das festas de Natal e Ano Novo.
Perceba como você está indo nos estudos. Já aprendeu o máximo de matérias necessárias para o concurso? Não tem muitas dificuldades? Ou ainda se considera iniciante e precisa de um grande reforço?
Considere isso na hora de escolher estudar ou não na época de festas. Caso você avalie estar bem nas principais matérias, tirar um dia ou outro de folga para comemorar o Natal / Ano Novo não vai te prejudicar muito.
Atentar-se ao calendário do concurso vale super a pena quando o final de ano se aproxima. Há concurseiros que já possuem certeza de todo o edital e estão na reta final de seus estudos. E há outros que estudam em uma data fixa para realizar a prova, uma vez que o edital ainda nem foi divulgado.
Desse modo, avalie a data de sua prova, se já tiver, ou se seu estudo é atemporal. Nesse segundo caso você pode se dar ao luxo – se quiser – de descansar um pouquinho ou estudar com menos intensidade. Mas tudo depende de seus objetivos.
Você não tem a opção de parar de estudar, mas em contrapartida, não quer deixar de celebrar o Natal e curtir a família. Bom, nesse caso, uma dica é selecionar conteúdos mais simples e de fácil assimilação.
Caso você não queira ou precise investir muito tempo em aprendendo e fixando conteúdos, o tempo de festas pode ser aproveitado para responder questões de matérias já estudadas.
Questões de concursos públicos são excelentes para estudar e conseguir bons resultados. Entretanto, busque sempre aquelas que dizem respeito à banca do seu certame.
Por fim, uma dica bacana para não deixar o estudo de lado na época de festas é apostar em uma boa revisão. Assim você não precisa se debruçar sobre novas matérias, mas sim em conteúdos já vistos e que estão em suas anotações.
Aliás, fazer anotações enquanto estuda é essencial para momentos como esse. Você terá resumos à mão para estudar quando não há muito tempo ou está em situações adversas.
E então, gostou das sugestões?
Não deixe de ler também – 4 formas de maximizar o tempo de estudo para concursos