Alguns editais de concursos públicos estão solicitando conhecimentos de inglês ou espanhol dos candidatos.
E esses conhecimentos muitas vezes são o diferencial que garante quem será aprovado. Alguns candidatos até mesmo sentem receio de se aventurar nos estudos de um idioma com o qual nunca teve contato e deixam de se inscrever em alguns editais por isso.
Mas esse é um dos grandes erros dos candidatos: o inglês de cursos de idiomas é diferente do inglês cobrado em provas de concursos públicos. E, portanto, dá tempo sim de aprender tudo que você precisa para alcançar sua aprovação!
Dicas para Estudar Inglês de Concursos:
Conhecer a banca é extremamente importante para que você saiba como o assunto será exigido.
Cada banca utiliza um estilo de cobrança do conteúdo, e até mesmo de pegadinhas na prova. Por isso, conhecer este padrão é extremamente importante para que você esteja devidamente preparado para o tipo de questão que irá aparecer na prova.
Resolva as questões das provas anteriores, assim você saberá como a língua estrangeira é exigida, se a banca prefere cobrar questões gramaticais ou questões interpretativas.
Sabendo disso você poderá traçar melhores estratégias de estudos.
Nas provas de idiomas de concursos, normalmente as bancas utilizam termos técnicos referentes à área de atuação do profissional.
Portanto, procure conhecer esses termos, para que você não tenha dificuldades com as questões em que eles possam aparecer.
Para compreender a prova você precisará de vocabulário, portanto, leia diariamente conteúdos de seu interesse e procure anotar palavras novas e seus significados. Assim, você irá perceber quais são as palavras mais recorrentes em textos e compreender o que elas significam.
Quanto mais você exercita a leitura em inglês mais fácil será compreender os textos da sua prova.
Quando você lê primeiro as alternativas poderá procurar por palavras parecidas no texto que acompanha o enunciado. Dessa forma ficará mais fácil localizar a resposta correta.
Além disso, você estará ganhando tempo de prova ao otimizar a leitura, porque muitas vezes ao ler primeiro o texto e não compreender ele por completo o candidato se desestabiliza emocionalmente.
O inglês de prova é diferente do inglês de curso de idiomas, e muitas vezes pessoas fluentes em inglês não conseguem ter a interpretação necessária para realizar uma prova de concurso.
Por isso, mesmo que você não fale uma palavra sequer em inglês, mas resolveu fazer um concurso e precisa estudar, não se desespere! Estude o inglês instrumental e aproveite nossas dicas.
Assim, você irá conseguir otimizar seus estudos e poderá realizar sua prova com mais segurança e certeza de que deu o seu melhor.