Dicas Incríveis

Como escolher panela de pressão

As panelas de pressão servem para antecipar o cozimento dos alimentos. Existem panelas de pressão tão diferenciadas hoje em dia, que a escolha se tornou muito complexa. Por isso, hoje vamos te contar como escolher panela de pressão e contribuir para que você não se arrependa depois de adquirir uma.

Entre as principais marcas e modelos, temos panelas de pressão com tamanhos entre 3 e 7 litros. Sendo assim, você precisa escolher a que mais se adequa às suas necessidades e ao tamanho de sua família. Quanto ao material, encontramos panelas de aço, alumínio e multicamadas.

Escolher panela de pressão — Reprodução Canva

Assim, como escolher panelas de pressão?

Para que você faça uma boa compra, vamos indicar fatores que você precisa considerar na compra de sua panela de pressão:

Escolha a panela de pressão com o material ideal para você

O material ideal para a panela de pressão é que vai definir o peso, a manutenção do calor, o tempo de cozimento, a durabilidade e o preço do produto. Assim, a sua escolha nesse quesito é muito importante. As panelas de pressão são produzidas nos seguintes materiais:

  • Alumínio: por ser um material leve, atinge a pressão de forma mais rápida. Mas, não é ideal para manter os alimentos aquecidos depois de apagar o fogo, pois possui facilidade em absorver o calor e também de dissipar. O alumínio é um metal macio, o que favorece o aparecimento de amassados em caso de queda. Se essa for a sua escolha, prefira panelas de alumínio com revestimento, para ser mais fácil de limpar;
  • Aço inoxidável: é mais durável do que as panelas de alumínio e mantém a comida quente por mais tempo. São excelentes na preparação de carnes e ensopados, pois o cozimento é gradual. Essas panelas são mais resistentes à quedas e fáceis de limpar. Mas, apresentam a desvantagem de demorar mais para pegar pressão e, além disso, são mais pesadas;
  • Multicamadas: são leves, pegam pressão com maior rapidez, são fáceis de limpar e possuem excelente retenção de calor. Essas vantagens se justificam pois apresentam duas camadas de aço inox e, no meio, uma camada de alumínio, porém, ela possui a desvantagem do alto custo de compra. Uma dica para saber o tamanho da panela a ser comprada é contar o número de pessoas de sua casa e somar 1 litro.

Verifique os dispositivos de segurança da panela de pressão

Hoje, os fabricantes de panelas de pressão se preocupam muito com os dispositivos de segurança. Entre os principais, tem-se: dispositivo de alívio de pressão no caso de entupimento das válvulas, travas de segurança e fixadores de tampa.

Assim, considere que os dispositivos de segurança estejam presentes na sua opção de escolha para compra.

Opte por panelas com ajuste de pressão para fazer pratos mais elaborados

Panela de pressão não serve só para cozinhar feijão. Hoje em dia, esse tipo de panela também serve para produzir os mais variados pratos, indo de guisados a risotos, por exemplo.

Assim, você precisa considerar a pressão interna, pois ele é o que permite que você determine a pressão ideal para cada alimento preparado.

Utilize o material da panela de pressão específico nos fogões por indução

Os fogões por indução são o que há de mais moderno no que se refere a qualidade do fogão. Isso porque, eles são mais seguros, já que o calor só é transmitido no fundo da panela. Assim, para usar nesse tipo de fogão, prefira panelas de materiais ferromagnéticos, como aço inox ou de fundo triplo.

Considere a compra de uma panela de pressão elétrica

A panela de pressão elétrica apresenta várias vantagens como:

  • Mais dispositivos de segurança, pois, quando identificam perigo, interrompem o cozimento e avisam o usuário dos problemas. Assim, desliga sozinha se secar a água, controla a pressão e temperatura;
  • Cozinha em menos tempo;
  • Mantém o calor necessário para cozinhar os alimentos;
  • É silenciosa e não libera cheiro dos alimentos;
  • Apresenta modos de preparo pré-definidos;
  • Mantém os alimentos aquecidos;
  • Desliga sozinha;
  • Mantém alimentos aquecidos por 1 ou 2 horas;
  • Possui programação antecipada;
  • É fácil de limpar;
  • É econômica.

Esse artigo apresentou as vantagens e desvantagens dos quatro tipos de panela de pressão mais utilizadas nos dias de hoje, justamente para que você escolha a que mais supre as suas necessidades.

Pense bem, considere as opções e adquira uma panela de pressão para economizar no tempo de cozimento e na preparação dos alimentos na sua cozinha.

Fique atento na hora da compra e, se necessário, volte nesse artigo para tirar suas dúvidas novamente! Boas compras!