Em um momento de tamanha instabilidade, é preciso planejar com muita calma o próximo passo no empreendedorismo, não é mesmo? Abrir uma franquia tem sido uma ótimo opção para novos empreendedores. Então, se você quiser saber como empreender com franquias, confira o nosso artigo!
Mas afinal, como empreender com franquias? Iniciar um empreendimento não é uma tarefa fácil. Afinal, exige muito estudo e análise das possibilidades existentes no mercado financeiro e suas repercussões de investimentos. Dessa forma, é preciso ter bastante cuidado para não acabar direcionando o seu dinheiro para negócios não rentáveis. Isso porque podem gerar prejuízos a curto e a longo prazo.
Atualmente, as franquias estão se apresentando como excelentes alvos de empreendimentos. Elas já se configuram como modelos seguros, testados e com um alto grau de consolidação no mercado. Afinal, já possuem uma padronização de funcionamento para estrutura, transferências e gestão.
As franquias possuem vários segmentos e setores. Sendo assim, é primordial que sejam avaliadas de acordo com o atual potencial de crescimento e com o nível de estabilidade financeira quando comparadas a outras franquias. Aliás, ainda mais diante dos recentes contextos de crise que estão tendo repercussões até hoje.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2020 o mercado de franquias faturou 167 bilhões de reais. Posteriormente, esse número cresceu para 185 bilhões de reais em 2021. Portanto, as perspectivas são de manter o seu crescimento agora no ano de 2022.
Entretanto, sabemos como um empreendedor iniciante pode ficar perdido em meio a todas as informações e dinâmicas de gestão e de investimentos. Por isso, selecionamos algumas dicas de como começar com o pé direito no ramo de empreendimento do mercado de franquias.
É de suma importância que você faça uma organização e um planejamento frente aos seus objetivos de empreendimento. Então, para isso você precisa ter conhecimento de mercado. Por isso procure fazer pesquisas e entrar em contato com franqueados. Além disso, você precisa frequentar feiras de franquias e estar sempre informado sobre as mudanças que ocorrem no mercado.
São diferentes os segmentos que existem no mercado de franquias. Então, apesar da padronização de funcionamento, alguns setores possuem suas peculiaridades e suas exigências de perfil para um potencial empreendedor. Por isso, se informe sobre os detalhes do segmento que você pretende investir e atuar.
São eles, principalmente: área educacional; saúde, beleza e bem-estar; informática e eletrônicos; alimentação; serviços automotivos; comunicação; casa e construção; lazer e entretenimento; hotelaria e turismo; limpeza e conservação.
Um dos passos mais importantes para empreender é uma organização financeira detalhada. São vários os gastos além do capital inicial vinculado ao contrato com a franquia e esse fato vai gerar repercussões após o investimento. Esteja atento aos custos de documentação, implantação e manutenção de possíveis unidades, além de capital de giro etc.
Além disso, você também deve se inteirar da dinâmica tributária do país para que não haja surpresas. Isso será fundamental quando for preciso resolver as questões burocráticas relacionadas ao investimento. Assim, conheça e realize um planejamento financeiro adequado.
É errado pensar que o melhor investimento é aquele que vai te dar maior rentabilidade, independentemente do segmento de mercado. Na verdade, é preciso uma característica importante para que a franquia seja mais ideal para você. Dessa forma, a franquia que vai te dar maiores perspectivas de crescimento é aquela que está conciliada com o seu perfil pessoal e profissional.
Com isso, para você empreender bem, você precisa de um campo para ressaltar suas habilidades e contribuir para a franquia escolhida.
Investir em cursos é importante para aprimorar suas capacidades já existentes. Então, não busque fazer um curso aleatório. Busque aquele que vai agregar uma habilidade que você já possui. Assim, será importante para que seja um bônus no momento de atuar no seu empreendimento. Em resumo, você deve investir em capacitação pessoal.
Aqui, você pode colocar em prática a sua criatividade e capacidade de identificar as necessidades do seu público-alvo.
Para isso, estabeleça uma boa comunicação com esse público e faça uma análise detalhada das demandas que mais surgem. Inclusive aquelas que não estão disponibilizadas no mercado. Assim, essas informações serão importantes para você desenvolver ideias diferenciadas e que você possa, inclusive, apresentar para a franquia no momento de entrevista e possíveis reuniões de contratação.
Essa dica se relaciona diretamente com a anterior. Isso porque você conseguirá construir um diferencial mais assertivo quando você tiver um maior conhecimento dos pontos fortes e fracos dos seus concorrentes.
Atente-se às lacunas que estão presentes no segmento de mercado que você irá atuar. Inclusive aquelas que fizeram determinadas franquias terem baixas em momentos de crise. Por outra via, estude as estratégias utilizadas pelas franquias que permaneceram em crescimento nos últimos anos.